Afinal, o que quer dizer Taycan? A Porsche explica

  • Redação Autoportal
Porsche Taycan
Porsche Taycan

O primeiro Porsche elétrico chama-se Taycan. A estreia está prevista para este ano de 2019 que está também quase a chegar. Os seus 600 cv de potência ou a sua autonomia superior a 500 km já foram confirmados.

Mas entre o que há ainda por revelar está algo que tem a ver com a alma do carro; não apenas com o seu nome. É que a palavra Taycan está ligada à alma deste desportivo de zero emissões e é a génese deste nome que a marca germânica decidiu agora revelar.

Este é "o primeiro Porsche elétrico puro" que quer unir todas as características da marca e corresponder a todas as expetativas segundo explica o diretor de marketing, Kjell Gruner: numa “exclusividade sem extravagância” cujas virtudes são “potência, velocidade, superioridade em toda a medida e extremamente bonito.”

Sem número no nome, o Porsche Taycan não deixa, porém, de querer sublinhar o seu significado dentro da família Porsche: ser fresco, dinâmico, cativante. Em última instância, Taycan pretende ser um nome que une a tradição, a modernidade e o futuro.

A escolha do nome começou já depois dos encontros entre os projetistas do carro e o processo de batismo do Taycan contemplou desde a relação do nome com os automóveis até à linguística passando pelos aspetos legais e foi-se multiplicando nos grupos de especialistas envolvidos atingindo-se as seis centenas de hipóteses.

Exemplo desta minúcia foram a criação de duplas de falantes de 23 línguas diferentes para despistarem associações desagradáveis ao nome, ou a inspeção de “milhões de marcas registadas” pelas equipas de advogados da Porsche para evitar qualquer violação de direitos.

A ponta final do processo de seleção ficou a cargo dos especialistas do marketing propondo os seus nomes preferidos para apresentar à administração. Esta escolheu Taycan, nome composto por dois termos de origem turca.

A palavra, segundo a Porsche, pode ser traduzida “de forma grosseira” como a “alma de um enérgico cavalo jovem“.

E é isto, então, o que Porsche promete do seu Taycan: “com vida,, impetuoso, vigoroso, ligeiro em distâncias longas sem se cansar e de espirito livre.” Em suma, o nome Taycan une o cavalo no símbolo da Porsche à expressão da sua alma («soul», em inglês) no caminho para uma nova era dos carros desportivos.

Também assim nasceu o mote da campanha: «Soul, eletrified».

Comentários

Veja mais