Novidades

Porsche baixa preço do Taycan com a nova versão 4S

Terceira versão da berlina desportiva 100 elétrica da Porsche perde potência, mas pode ganhar autonomia
Texto

A Porsche revelou a nova e terceira versão do Taycan, o modelo 100% elétrico da marca alemã, que apresenta uma considerável redução no preço em relação às duas anteriores. Os custos da redução no preço do novo Porsche Taycan 4S são a redução na potência também relativamente aos já conhecidos Taycan Turbo e Turbo S.

O novo Porsche Taycan 4S coloca à disposição duas baterias de capacidades diferentes. A bateria Performance de série tem uma capacidade total de 79,2 kWh disponibilizando uma potência até 390 kW (530 cv). Em opção, pode ser escolhida a bateria Performance Plus com capacidade de 93,4 kWh comum às outras duas versões do Taycan.

Mas enquanto no Turbo S a potência máxima é de 560 kW (761 cv) e no Turbo é de 500 kW (689 cv), no novo Porsche Taycan 4S com a bateria Performance Plus, a potência máxima é de 420 kW (571 cv).

Menos potente do que ambos os Turbo, o 4S torna-se, porém, o Porsche Taycan mais autónomo quando dotado da bateria com mais capacidade. Com a bateria performance, a autonomia do Taycan 4S é de até 407 km; com a Performance Plus, a autonomia sobe até aos 463 km – pelo meio ficam as autonomias do Turbo S de 412 km e do Turbo de 450 km.

A capacidade máxima de carregamento (pico) é de 225 kW (bateria Performance) ou 270 kW (bateria Performance Plus). O inversor utilizado no eixo dianteiro do 4S opera com até 300 amperes e o inversor no eixo traseiro até 600 amperes.

Com dois motores síncronos permanentes nos eixos dianteiro e traseiro (tração integral), assim como também com a caixa de duas velocidades no eixo traseiro, a arquitetura motriz do Taycan 4S apresenta os mesmos destaques técnicos principais das outras versões berlina desportiva, se bem que o motor no eixo traseiroé 80 milímetros mais curto do que o componente nos Turbo S e Turbo.

O Porsche Taycan menos potente acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.0s nas suas duas versões e tem uma velocidade máxima também comum de 250 km/h – já quanto a prestações, o Porches taycan Turbo S chega a 100 km/h em 2.8s, enquanto Turbo o consegue em 3.2s.

As caraterísticas diferenciadoras do 4S face ao Turbo e ao Turbo S incluem as jantes Taycan S Aero de 19”, aerodinamicamente aperfeiçoadas, e as pinças de travão em vermelho.

O Taycan 4S já pode ser encomendado e chegará aos concessionários europeus em janeiro de 2020. Em Portugal, o preço do Porsche Taycan 4S começa nos 110.128 euros (incluindo impostos em vigor à data) – o Taycan Turbo começa nos 158.220 euros e o Turbo S nos 192.660 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente