Novidades

2022 marca os 20 anos do Porsche Cayenne

Já o designer automóvel Ferry Porsche tinha previsto o sucesso deste SUV desportivo
Texto

Em 1989 Ferdinand Anton Ernst Porsche, designer automóvel da marca Porsche disse: “Se produzirmos um modelo todo-o-terreno de acordo com os nossos padrões de qualidade, e ele tiver o escudo Porsche na dianteira, as pessoas vão comprá-lo”. E tinha toda a razão.

Em 2002, a marca alemã lançou o modelo Cayenne, um SUV desportivo de forma a tentar colmatar as dificuldades económicas vividas pela empresa nos 10 anteriores anos.

A organização de vendas nos EUA tinha recomendado um monovolume como “Terceiro Porsche” à marca alemã, no entanto, o CEO Wendelin Wiedeking, também tinha como objetivo apostar no mercado asiático que estava em ascensão. O objetivo não era apenas construir um SUV desportivo de acordo com os valores da marca, mas também queria rivalizar com os principais concorrentes do segmento de todo-o-terreno.

Em parceria com a Volkswagen (VW), ambas as marcas lançam o projeto “Colorado” que, oficialmente em 1998, criaram a mesma plataforma de produção tanto para o Porsche Cayenne como para o Volkswagen Touareg, aliando a capacidade de produção motora da Porsche com os conhecimentos de produção em massa da VW.

A pintura da carroçaria do Cayenne também era feita na fábrica da Volkswagen, mas a montagem final era realizada na Alemanha. Tanto a primeira como a segunda geração do Cayenne – conhecidas internamente como E1 e E2 – saíram das linhas de produção em Leipzig e, mais tarde, também de Osnabrück.

Com a chegada da terceira geração (E3) em 2017, a Porsche transferiu toda a produção do Cayenne para Bratislava, de forma a criar as condições em Leipzig para a produção do Panamera e do SUV compacto, o Macan.

A unidade 1 milhão do Cayenne saiu da linha de produção no verão de 2020 e, desde a última contagem, em 2021, mais de 80.000 exemplares já tinham sido entregues. Este modelo, segundo a marca, é agora um dos mais procurados da marca Porsche em todo o mundo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas