Novidades

Preço dos combustíveis: gasolina e gasóleo continuam a subir na próxima semana

Tendência de subida mantém-se na semana de 9 a 15 de agosto
Texto
Combustíveis vão subir
Combustíveis vão subir

A partir da próxima semana, de acordo com a tendência verificada e pelos nossos cálculos, tudo indica que iremos, uma vez mais, sofrer um novo aumento no preço dos combustíveis.

Mês de férias por excelência para os portugueses, agosto continua com os preços do gasóleo e a gasolina em alta, a acompanharem a subida das temperaturas.

A nossa estimativa, para a semana de 9 a 15 de agosto, para o preço da gasolina simples 95 irá ser de uma subida, em um cêntimo, para um preço médio de 1,692 euros por litro e o gasóleo simples irá duplicar essa subida para os dois cêntimos, para um preço médio de 1,475 euros por litro.

Combustível

Tendência

 Preço médio estimado 
 Gasolina simples 95   + 1 cêntimo  1,692 euro/litro
 Gasóleo simples   + 2 cêntimos  1,475 euros/litro

Ministro assegura que impostos não baixam

Apesar da tendência ascendente de há várias semanas, o ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes garantiu há poucos dias (como pode ver aqui) que o Governo não mexerá nos impostos sobre os combustíveis, pois diz não fazer sentido que o dinheiro publico seja utilizado para fomentar o consumo de um combustível fóssil.

Como fazemos a nossa estimativa

A estimativa que apresentamos é realizada com consulta ao site da DGEG, análise da tendência do preço do crude, componente do relatório europeu de combustíveis, consulta diária a operadores do mercado e cálculo final por análise estatística.

Os preços médios indicados são verificados em consulta online, em 2.295 postos (gasóleo simples) e 2.276 postos (gasolina simples 95), representando a maioria dos 2.829 postos de abastecimento registados pela DGEG em Portugal Continental.

Reforçamos que estes preços médios diários que aqui indicamos são fornecidos publicamente pela DGEG e são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível comunicados à véspera da análise (neste caso são válidos à data de 5 de agosto de 2021), ponderados com as quantidades vendidas do ano anterior, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros.

Fazemos também notar que, apesar da nossa indicação de tendências e da informação oficial da DGEG sobre os preços médios, há sempre postos que conseguem oferecer aos clientes preços mais económicos, pelo que há que estar bem atento se pretender poupar!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano