Portugueses pagam gasolina e gasóleo acima da média europeia no primeiro trimestre

  • Redação Autoportal
  • 19 mai, 11:30
Camião cisterna de abastecimento de combustíveis (Reuters)
Camião cisterna de abastecimento de combustíveis (Reuters)

Dados revelados pela ERSE relativos aos primeiros três meses do ano

Os preços médios de venda nacionais da gasolina e do gasóleo situaram-se acima dos valores médios praticados na União Europeia (UE) no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Segundo o boletim de preços da UE-27 relativo aos combustíveis, publicado pela ERSE e referido pela Lusa, os preços médios de venda (PMV) nacionais relativamente à gasolina 95 simples nos três primeiros meses do ano foram mais altos do que a média UE-27 situando-se na oitava posição dos países com preços mais altos.

PUB

Assim, incluindo impostos, o PMV em Portugal da gasolina 95 fixou-se em 1,825 euros por litro; para um valor superior aos 1,645 euros da UE e aos 1,617 euros registados em Espanha.

Segundo a ERSE, “a carga fiscal aplicada em Portugal (54%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”.

Já no que diz respeito ao gasóleo simples, “o PMV nacional situou-se acima dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 10.º lugar dos preços mais altos”, observou o regulador da energia.

PUB

No primeiro trimestre, o PMV do gasóleo em Portugal foi de 1,697 euros por litro; sendo superior aos 1,606 euros da UE e aos 1,525 euros registados em Espanha.

“O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 17 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha”, referiu a ERSE acrescentando que, “sem impostos, os preços médios nacionais são praticamente iguais aos do país vizinho”.

Em relação ao gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL Auto), os PMV nacionais (0,849 euros por litro) foram mais baixos do que os praticados em Espanha (0,879 euros por litro) e superiores aos praticados na UE (0,828 euros por litro).

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Veja onde estão os novos radares que começam a funcionar em Lisboa a partir de 01 de junho

Saiba onde estarão os radares nesta semana, pois «quem o avisa...»

Corrida da Mulher condiciona trânsito e estacionamento no Porto durante o fim de semana

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS