Novidades

Preço dos combustíveis: já foram atingidos os valores de 2012

Governo diz que a culpa dos aumentos no preço dos combustíveis é da margem dos distribuidores. Agentes do setor dizem que a culpa é dos impostos
Texto

Portugal tem a quinta gasolina mais cara da Europa e o 13º gasóleo mais caro, de acordo com uma reportagem emitida pela TVI, no passado dia 19, citando dados da União Europeia.

A reportagem mostrou ainda algumas contas e opiniões de agentes do setor sobre o que se está a passar com o aumento dos combustíveis.

Esta semana existiu novo aumento

A gasolina em 2021 está neste momento com um preço médio de 1,59 cêntimos (média desde o início do ano).

De acordo com as contas do canal, aos 42 cêntimos por litro que custa à saída das petrolíferas, ainda sem impostos, soma-se 20 por cento de margem de bombas e marcas, e, depois, acrescenta-se então a fatia do estado, que, no neste caso são 97 cêntimos, o que representa cerca de 60 por cento do preço dos combustíveis.

Veja aqui as manifestações contra os aumentos

Os revendedores e operadores do mercado imputam este crescimento ao valor dos impostos (ver aqui dados da Apetro), mas o Governo suportado num estudo da Entidade reguladora dos combustíveis diz que a culpa é da margem das petrolíferas e prepara-se para legislar para regular os preços (ver peça aqui).

O preço do petróleo está a abrandar, nas cotações internacionais que Portugal - tal como nenhum país - consegue controlar, mas o efeito no preço dos combustíveis, a ocorrer em Portugal só deverão ocorrer daqui a 2 semanas.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos