Preço dos combustíveis: Gasolina e gasóleo sobem para novos máximos na segunda-feira

  • Redação Autoportal
  • 16 jul, 11:50
Combustíveis vão subir
Combustíveis vão subir

Gasolina irá subir 1 cêntimo e o gasóleo 0,5 cêntimo na semana de 19 a 25 de julho, de acordo com a nossa previsão

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, suportado num relatório recente da ENSE (Entidade reguladora) afirmou esta semana que a responsabilidade das subidas nos preços dos combustíveis é da margem de lucro dos distribuidores (ver aqui a reportagem).

Por outro lado, a Apetro (associação que representa os distribuidores) diz que a maior responsabilidade é da carga fiscal em impostos que ronda já os 60% do preço dos combustíveis (veja aqui a demonstração dos preços pela associação do setor).

PUB

Seja como for, quem paga são as empresas e os consumidores e para a semana há mais más notícias.

A partir da próxima semana, de acordo com a tendência verificada na última semana, o preço indicativo do petróleo, consulta já na manhã de 16 de julho às nossas fontes no setor e pelos nossos cálculos, a previsão é que iremos ter de suportar mais um aumento no preço dos combustíveis já a partir de segunda-feira, para a semana de 19 a 25 de julho.

A nossa estimativa para o preço da gasolina simples 95 irá ser de uma subida, em um cêntimo, para um preço médio de 1,682 euros por litro e o preço do gasóleo irá subir meio cêntimo, para um preço médio de 1,46 euros por litro.

PUB

Este aumento anunciado deverá provocar novas manifestações um pouco por todo o país como já ocorreu na semana passada (ver aqui reportagem das manifestações).

Estes preços médios são calculados em 2.285 postos (gasóleo simples) e 2.267 postos (gasolina simples 95), representando a maioria dos 2.829 postos de abastecimento registados pela DGEG em Portugal Continental.

PUB

Reforçamos que estes preços médios diários que aqui indicamos são fornecidos publicamente pela DGEG e são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível comunicados à véspera da análise (neste caso são válidos à data de 15 de julho de 2021), ponderados com as quantidades vendidas do ano anterior, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros.

Fazemos também notar que, apesar da nossa indicação de tendências e da informação oficial da DGEG sobre os preços médios, há sempre postos que conseguem oferecer aos clientes preços mais económicos, pelo que há que estar bem atento se pretender poupar!

PUB

Por isso, à data de 15 de julho de 2021 os postos de abastecimento mais económicos em Portugal Continental são: Gepoil – Prio Candelo, gasolina 95 a 1,421 euros por litro, e, Intermarché Vilar Formoso, gasóleo simples a 1,259 euros por litro.

Não se esqueça que os operadores do mercado de combustíveis são livres de praticar o preço que entenderem, e, por isso, todas estas informações, apesar de serem feitas com método de análise de tendência e contacto direto a fontes do setor, podem ser diferentes do que vai conseguir encontrar em termos de preços de combustíveis, em média, mais baratos ou mais caros na sua zona.

Se assim achar por bem, aproveite também as promoções, cupões e descontos pois poderão ter influência no seu próprio custo mensal com combustíveis.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Os preços da gasolina e gasóleo subiram 30% num ano. Governo quer travar subidas com novo Decreto-Lei

Preços dos combustíveis: Portugal é o 3º país com a gasolina mais cara da Europa

Preço dos combustíveis: gasolina volta a subir na semana de 5 a 11 de julho

Manifestação em Lisboa, Porto e Faro contra preço dos combustíveis junta dezenas de pessoas

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS