Novidades

Apetro esclarece aumento do preço dos combustíveis: basicamente impostos

O aumento do preço dos combustíveis coloca-os em níveis superiores a 2008, ano em que existiu um pico na cotação do petróleo e refinados
Texto
Aumento do preço dos combustíveis são devido a impostos
Aumento do preço dos combustíveis são devido a impostos

Nas últimas semanas tem existido forte pressão nos preços dos combustíveis com a fatura a revelar-se cada vez mais pesada para o consumidor.

Porque estamos a pagar tão caro?

Gasolina voltou a subir esta semana

Em resposta a grande parte da especulação que existe sobre esta problemática a Apetro emitiu uma nota com dados comparativos do ano de pico da cotação de petróleo em 2008 com preços à data de final de junho.

A verdade é que a atual cotação do petróleo e dos refinados nos mercados internacionais estão hoje ainda muito abaixo desse ano onde foram atingidos valores de pico.

Ou seja, a cotação da gasolina 95 é inferior em 0,114 euros e o gasóleo inferior em 0,265 euros face a 2008.

Então porque é que os preços dos combustíveis estão nas bombas muito acima dos valores que era possível encontrar em 2008?

Cotação do petróleo continua a subir

A Apetro foi comparar e demonstra através de dois simples gráficos onde está, de facto, a razão para os preços que se praticam hoje.

Olhando para a semana de referência em análise pela Apetro (semana de 07.07.2008, data de pico e a semana de 28.06.2021, que ainda não inclui o aumento que já se fez sentir em julho), a conclusão surge de forma factual.

A gasolina 95 custava 1,517 euros e o gasóleo 1,419 euros no período referido. Hoje custam, mais 0,135 euros e mais 0,029 euros respetivamente.

O atual aumento, de acordo com a APETRO e como é possível interpretar nos gráficos é devido essencialmente à incorporação da componente de biocombustível (sob a forma de taxa) e sobretudo da enorme carga fiscal que ronda atualmente os 60%.

Estado arrecada quase 60% de impostos nos combustíveis

Ou seja, de forma mais simples.

Estamos a pagar mais pelos combustíveis devido à fatia respeitante a impostos.

A APETRO faz apenas notar que os valores não foram corrigidos em termos de inflação e estão expressos em euros, pelo que a taxa de câmbio está associada ao período referido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias