ACAP revela que mais de 50% dos automóveis usam pressões incorretas nos pneus

Trânsito na A3 (Lusa/José Coelho)
Trânsito na A3 (Lusa/José Coelho)

Acção de sensibilização promovida pela ACAP revelou uma manutenção incorreta dos pneus por parte dos condutores

Mais de 300 condutores de veículos beneficiaram da acção de sensibilização promovida pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e realizada pela sua Comissão Especializada de Produtores de Pneus da ACAP, na qual foram alertados para a necessidade de verificação regular dos pneus e para uma maior segurança rodoviária.

Os resultados desta campanha, foram agora revelados e apontam para um elevado risco decorrente da manutenção incorreta, por parte dos condutores.

Embora os produtores procurem fabricar pneus mais eficientes, seguros e duradouros, como qualquer “órgão” de um veículo, os pneus, para poderem conservar as suas caraterísticas e propriedades, bem como proporcionarem prestações eficientes e seguras, necessitam de manutenção. E isso cabe ao condutor.

A manutenção traz benefícios ao nível de uma maior segurança rodoviária, mas também da poupança de combustível, decorrente de uma circulação rodoviária com a pressão aconselhada - em 15.000km anuais, pode ser o equivalente a um depósito cheio -, e a vida útil do pneu também é prolongada, não sendo por isso necessário a sua substituição tão cedo.

Segundo os dados revelados, 54% dos pneus verificados não estavam com a pressão correta.

A ACAP acrescenta por isso que a correção periódica da pressão de ar dos pneus é imperativa. “ Há sempre perdas com o decorrer do tempo e a verificação da pressão de ar dos pneus deve ser feita pelo menos uma vez por mês, quando o peso de carga do veículo é alterado ou antes de uma grande viagem”, refere em comunicado a ACAP.

Já relativamente à profundidade do piso dos pneus analisados, os resultados desta campanha, revelam que 17% dos pneus analisados não estavam com a profundidade correta.

“Os pneus têm que apresentar um mínimo legal de 1,6mm de profundidade do piso, mas em termos de performance e poupança de combustível é aconselhável substituir os pneus quando a profundidade do piso é inferior a 3mm. Também de acordo com a legislação vigente, os pneus devem ser iguais em cada eixo, mas o veículo tem melhor desempenho com os quatro pneus iguais”.

Verificar a pressão de ar dos pneus é uma operação de poucos minutos e é gratuita. Somam-se poupanças em combustível e no prolongamento da vida dos pneus. Fundamentalmente, o condutor e os ocupantes do veículo, têm a garantia de uma maior segurança rodoviária.

No que se refere ao desgaste dos pneus, esta constitui uma séria ameaça à segurança da condução, perda de aderência de estabilidade e aumento da distância de travagem.

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