Novidades

Vídeo: Euro NCAP reforça exigência dos testes de segurança

Vão ser testados novos embates frontais e laterais e as tecnolgias de assistência ganham relevo
Texto
Programa de testes Euro NCAP reforça protocolo
Programa de testes Euro NCAP reforça protocolo

O Programa Euro NCAP atualiza a cada dois anos o seu protocolo de controlo da segurança do parque automóvel. E essa atualização significa o reforço da exigência dos testes a que os veículos são submetidos.

Para este ano, o Euro NCAP voltou a atualizar o programa de testes e há novos procedimentos destinados a contemplar em concreto a proteção dos ocupantes, a proteção pós-acidente e as novas tecnologias de assistência à condução.

Uma das novidades está com a nova barreira móvel para estar choques frontais, pois o novo ‘crash test’ - com o boneco Thor dito como o mais avançado para estes de colisão - consegue não só avaliar a proteção dos ocupantes do carro sob análise, como agora avalia a sua estrutura frontal quanto ao impacto que poderá ter no surgimento de lesões nos ocupantes do outro veículo.

Os embates laterais vão ser simulados por novos testes e o Euro NCAP vai passar a também avaliar os impactos laterais pelo lado da proteção do condutor e da potencial interação com o passageiro ao seu lado – em que os novos airbags centrais estarão em destaque.

Nas tecnologias de assistência à condução, os cenários dos testes da travagem automática de emergência são reforçados, como é o caso das situações de marcha arás ou mudança de direção num cruzamento no que respeita à proteção dos utilizadores vulneráveis das vias, como os peões.

Os assistentes para monitorização do grau de alerta do condutor e os sistemas pós-acidente que as marcas coloquem nos modelos para ajudar na assistência a acidentados - a começar logo no eCall - reforçarão também o protocolo do programa de testes do Euro NCAP para 2020 - que o organismo já garantiu que vai ser mais exigente e tornar mais difícil obter as cinco estrelas.

As novidades podem ser vistas no vídeo a seguir cujo novo protocolo descrito vai já estar presente no regresso dos testes no verão, depois da suspensão devido à pandemia de covid-19.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano