Hyundai revela novos detalhes do Prophecy: o carro que troca o volante por um joystick

  • Redação Autoportal
  • 3 abr 2020, 20:30

Novo concept da Hyundai está preparado para a condução autónoma

A Hyundai revelou agora mais detalhes de seu Prophecy Concept EV, que expressa a mais recente tipologia de design da marca.

De acordo com a filosofia de design 'Sensuous Sportiness' da Hyundai, o novo conceito incorpora uma bela silhueta acentuada por curvas graciosas que fluem pelos flancos proporcionando uma excelente aerodinâmica.

PUB

Tirando partido de uma maior distância entre eixos e da menor distância dos eixos aos para-choques, os designers da Hyundai chegaram ao conceito Ultimate Automotive Form, graças a uma nova arquitetura EV definida por superfícies imaculadas de volume que combinam com uma harmonia e funcionalidade estética.

O diretor de design da Hyundai, Luc Donckerwolke, lembrou agora que o novo protótipo é “inspirado nos carros antigos das décadas de 1920 e 1930, com um design suave e parecido com um coupé”.

A sua forma dinâmica e o spoiler traseiro proporcionam uma aparência desportiva, e as jantes em forma de hélice reduzem a resistência do ar.

O interior do Hyundai Prophecy é uma montra de tecnologia já que em vez de ter um volante convencional, tem dois joysticks, os quais proporcionam uma experiência de condução completamente nova. Além disso, o condutor tem acesso a uma ampla variedade de funcionalidades, que podem ser selecionadas através dos botões integrados nos joysticks.

PUB

Para além disso este Prophecy conta com o novo sistema Smart Posture Care (SPCS) permite que os condutores desfrutem de uma posição do banco otimizada com base em suas características físicas individuais. O condutor pode ajustar o banco manualmente para atender às suas preferências ou permitir que o carro sugira uma posição ‘inteligente’ do banco.

PUB

Para que isso seja possível, o condutor tem de inserir a sua altura e peso sentado, e o carro se ajusta o banco automaticamente às condições físicas do condutor.

Este sistema controla não só o banco como o, volante, espelho e Head-Up Display.

Entre as novidades agora reveladas por Luc Donckerwolke, conta-se ainda o sistema de infoentretenimento que está integrado num ecrã que se estende por todo o tablier do Prophecy.

Quando não se está a conduzir este Prophecy Concept EV, o carro pode ser usado como um espaço de entretenimento utilizando para isso o modo Relax.

Neste modo Relax, os bancos reclinam e o painel gira para cima, criando a posição ideal para sentar, a partir da qual é possível apreciar o conteúdo exibido no ecrã.

PUB

Como o Prophecy não conta com um tradicional volante, os ocupantes não têm praticamente nenhum obstáculo no seu campo de visão.

A Hyundai não tem dúvidas que à medida que a tecnologia de condução autónoma progride, o potencial dos automóveis serem utilizados com espaços de relaxamento vai crescer.

É certo que Prophecy Concept EV é um protótipo onde a marca revela algumas das suas ideias e recursos para os seus futuros veículos, mas Luc Donckerwolke não tem dúvidas que algumas das soluções do novo Prophecy vão ser uma realidade em breve.

A Hyundai continua sem revelar muitos detalhes sobre o motor que equipa este Concept elétrico, lembrando apenas que o Prophecy é o segundo veículo Hyundai a ser construído com base na Plataforma Modular Global Elétrica ou ‘E-GMP’.

PUB
Continuar a ler

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS