Novidades

Ariya Concept: a visão do crossover totalmente elétrico da Nissan

Protótipo do futuro elétrico da Nissan foi apresentado no Salão de Tóquio
Texto

A Nissan revelou na abertura do Salão Automóvel de Tóquio o Ariya Concept, uma versão do futuro crossover elétrico da marca.

Este Ariya conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, de forma a entregar a potência de forma imediata.

A Nissan não revelou a potência, nem a autonomia deste Ariya, sublinhando apenas que se trata de uma modelo que terá uma performance emotiva e vários modos de condução para fazer face a diversos tipos de condições do piso e de clima.

Apesar de não ter revelado a potência de motorização deste crossover, a marca nipónica fez saber que o Ariya tem 4600 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1630 mm de altura.

O design deste protótipo é moderno e caracteriza-se pelos conceitos de “fluído”, “sem hesitações” e “sensual”.

Na frente estão em destaque os musculados guarda-lama, o grupo ótico de LED e a nova interpretação do conceito V da marca que apresenta um novo desenho mais pronunciado.

O interior deste Ariya Concept é verdadeiramente minimalista para aumentar o espaço e, por isso, apresenta todos os comandos no ecrã.

O painel minimalista é organizado pelos botões e interruptores encontrados em veículos convencionais. Quando o Ariya Concept é ligado, todos os comandos ganham vida, mas quando o carro não está a ser utilizado, desaparecem do ecrã.

Os únicos botões físicos do Ariya são o botão de Start e um botão para operar operar o monitor de 12,3 polegadas e os controles climáticos, que estão habilmente instalados na seção inferior de madeira genuína do painel de instrumentos.

O painel de instrumentos apresenta uma transição perfeita para as portas e elementos internos, para ficar fora de visão quando não estiver a ser utilizado.

A Nissan projetou este novo Ariya para incorporar os três pilares da Mobilidade Inteligente da Nissan - Direção Inteligente, Potência Inteligente e Integração Inteligente.

Desta forma, este protótipo agora apresentado combina a tecnologia avançada de um veículo elétrico com um novo nível de conectividade na interface homem-máquina oferecendo uma experiência de condução que a Nissan refere como totalmente nova.

Este futuro crossover da Nissan está por isso dotado do ProPilot 2.0, sistema autónomo da Nissan que permite que o carro ande sem que o condutor tenha que manter as mãos no volante.

Apear de se tratar de um protótipo, a Nissan não descarta a possibilidade de este crossover elétrico poder entrar em produção num futuro próximo, já que o Ariya, tal como o citadino IMk E , constituem a nova visão da marca nipónica rumo à mobilidade elétrica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente