E-R9 é o futuro carro de corridas da Lotus que mais parece um avião

  • Redação Autoportal
  • 17 fev, 15:36

Protótipo da Lotus revela o hipercarro de competição de 2030

A Lotus continua a surpreender na sua abordagem ao que pode vir a ser o hipercarro de competição do futuro da marca britânica para alinhar no mundial de resistência.

Desta vez a marca britânica revelou o protótipo E-R9, um modelo que pode estar na grelha de partida dos circuitos de corridas na temporada de 2030.

Este modelo Endurance Racer (E-R9), com o 9 a ser uma alusão ao Mark iX que fez a sua estreia pela mãos de Colin Chapman nas 24 Horas de Le Mans em 1955, foi desenvolvido pela equipa de engenharia Lotus liderada de Richard Hill, a mesma que esteve na origem da plataforma do hipercarro elétrico Evija, e que foi buscar inspiração a um avião caça para projetar o E-R9.

O protótipo 100% elétrico é composto por painéis amovíveis, para além de estar dotado de elementos de aerodinâmica ativa que são controlados através do volante, como seja a asa traseira que está dotada de painéis estabilizadores verticais, que permitem auxiliar em curvas de alta velocidade.

O Lotus E-R9 apresenta um avançado sistema de transmissão elétrico, com um motor por cada roda, que aciona independentemente um sistema aprimorado com vetorização de binário, que é baseado na tecnologia integrada no Lotus Evija, embora o sistema do E-R9 seja totalmente ajustável pelo condutor em movimento.

A Lotus fez saber que os quatro motores elétricos são alimentados por baterias, que no futuro vão ser baterias químicas e células mistas que podem estar dotadas da capacidade de serem trocadas ‘a quente’ durante as paragens que os pilotos realizarem nas boxes.

“O que tentamos fazer é ultrapassar os limites de onde estamos tecnicamente na atualidade e extrapolar para o futuro. O Lotus E-R9 incorpora tecnologias que esperamos desenvolver. A Lotus tem uma história no desenvolvimento de soluções exclusivas, que muitas vezes introduzimos no desporto automóvel, bem como nos carros de estrada”, sublinhou Richard Hill.

RELACIONADOS

Lotus despede-se do Elise e do Exige com uma edição especial

Nova série desportiva da Lotus põe fim aos Evora, Exige e Elise

Lotus mostra o novo Evija no Festival de Goodwood

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS