Novidades

EQC 4x4²: o SUV elétrico da Mercedes para todo-o-terreno

Protótipo mostra que a eletrificação na Mercedes vai além das estradas convencionais
Texto

A Mercedes-Benz acaba de revelar que a sua aposta na eletrificação dos seus modelos não é sinonimo de veículos pouco ou nada emotivos.

Para demonstrar que os seus SUV podem ser bastante divertidos e radicais, a marca germânica deu a conhecer o protótipo EQC 4x4² que mostra que a eletrificação na Mercedes-Benz vai além das estradas convencionais.

A Mercedes-Benz revelou quer testar os limites com o EQC 4x4² e mostrar que a mobilidade elétrica não precisa ser apenas urbana, mas também é possível fora de estrada.

Este modelo radical, foi desenvolvido por uma equipa especializada da marca sob a orientação do engenheiro Jürgen Eberle, que já desenvolveu o E 400 All-Terrain 4x4².

"O nosso objetivo é combinar o luxo moderno e a sustentabilidade, mas com um apelo emocional. O EQC 4x4² mostra como a mobilidade sustentável pode ser agradável e divertida de conduzir”, sublinhou Jürgen Eberle.

Este protótipo elétrico, conta com uma altura ao solo 293 mm, face aos 140 mm do EQC 400 4Matic, rodas de 20″, cavas das rodas 10 cm mais largas, o que permite atravessar cursos de água com 400 mm de profundidade, enquanto o EQC normal fica-se pelos 250 mm.

Para além disso este modelo conta com ângulos de todo-o-terreno mais pronunciados, para um melhor comportamento em situações mais complicadas fora de estrada.

Outro destaque relevante é a experiência sonora, já que o EQC 4x4²  apresenta uma produção acústica que é composta por sons que dão ao condutor um feedback sobre a disponibilidade do sistema e do estacionamento do veículo, além de um som de direção interativo.

O EQC de produção usa o gerador de ruído externo Acoustic Vehicle Alert System (AVAS), exigido por lei, para reproduzir os sons, enquanto o EQC 4x4² possui um AVAS mais potente composto especificamente para este modelo, utilizando os faróis como “alto-falantes” externos para esse fim.

Os especialistas em som da marca germânica fizeram uso criativo do espaço existente na zona dos faróis para criarem o "alto-falante".

Apesar de todas as alterações realizadas para tornar este EQC 4x4² num puro modelo de todo-o-terreno, a mecânica elétrica é a mesmo que equipa o EQC400 4Matic, ou seja, dois motores de 150 kW, um para cada eixo, que oferecem, em conjunto, 408 cv (300 kW) de potência e 760 Nm de binário.

A alimentar os dois motores elétricos, uma bateria de 405 V com uma capacidade de 230 Ah e 80 kWh.

Apesar do impacto deste modelo radical da Mercedes, a verdade é que a marca de Estugarda não parece ter planos para tornar o EQC 4×4² num modelo de produção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal