Novidades

LF-30 Concept antecipa o futuro elétrico da Lexus

Exterior futurista é um prenúncio do que serão os veículos electrificados da Lexus em 2030
Texto

A Lexus revelou esta quarta-feira o fruto dos seus esforços contínuos para oferecer experiências inovadoras e surpreendentes, com os seus veículos.

A marca nipónica apresentou no Salão Automóvel de Tóquio a sua visão da próxima geração de veículos elétricos da Lexus.

Trata-se do Lexus LF-30 Electrified Concept, que segundo a marca revela um salto em frente no desempenho do veículo, na sua dinâmica, no controlo e no prazer de condução – numa altura em que a mobilidade da sociedade continua a mudar, com condução autónoma e a eletrificação do automóvel.

O concept eletrificado LF-30 personifica a visão 'Lexus Electrified' que é visível no exterior, por um design avançado que se espera de um BEV com silhueta artística que resulta num formato futurista.

Já o interior integra a condução autónoma e outras tecnologias de ponta de forma assertiva, sem perder a distinção característica da Lexus.

O desempenho está enraizado nos componentes do Lexus Electrified, acrescentando a mais recente tecnologia Lexus à liderança da marca no desenvolvimento de sistemas HEV.

A precisão do controlo do motor elétrico permite ajustes instantâneos na postura, impossíveis nos veículos convencionais. Paralelamente, o LF-30 Electrified emprega inúmeras tecnologias avançadas, com o olhar em 2030 - um novo cockpit baseado numa filosofia de design centrada no ser humano e no sistema de direção eletrónico (steer-by-wire).

Este LF-30 é alimentado por dois motores elétricos instalados nas rodas e uma bateria de 110 kw/h que permite uma autonomia de 500 km e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3.8 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

O formato deste protótipo da Lexus destina-se a expressar visualmente a energia criada pelas rodas colocadas nos cantos da carroçaria que fluem em direção ao habitáculo e passam pelo condutor, fluindo diretamente para a estrada.

Inspirado num formato de um veículo sem capot, possível por ser um BEV, a grelha fusiforme da Lexus foi desenvolvida para abranger todo o veículo. Os vidros, estendem-se continuamente da frente para a retaguarda, os pára-lamas e os faróis em forma de asa criam os contornos da icónica grelha frontal da Lexus.

A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada livremente, podendo ser utilizada para amplas vistas da paisagem circundante e um alto nível de privacidade à noite ou noutras situações.

Já a zona frontal do veículo e os padrões de luminescência, permitem identificar do exterior se o veículo está a ser conduzido no modo normal ou no modo de condução autónoma.

A cor exterior 'céu voltaico' emprega um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal para atingir um toque único de azul esverdeado.

Como indicação da imagem futura de um cockpit assente no novo conceito ‘Tazuna’, o LF-30 Electrified emprega interfaces de última geração, como controlo de gestos e apresentação aprimorada de informações do veículo via realidade aumentada.

Esta visão do futuro Lexus elétrico apresenta ainda um teto de vidro acima dos bancos traseiros que possui controlo por voz designado "SkyGate" que é controlado por gestos, que usa a realidade aumentada para exibir diferentes tipos de informação, como uma projeção realista de um céu repleto de estrelas, vídeos favoritos dos utilizadores e até mesmo navegação.

Para além do design exclusivo, o interior também reflecte o luxo da próxima geração, através da utilização de materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos