Novidades

Vision Urbanaut antecipa os Mini do futuro

Modelo futurista da marca britânica é um monovolume elétrico e autónomo
Texto

A Mini apresentou o Vision Urbanaut, um protótipo de um monovolume elétrico e autónomo, que segundo a marca antecipa a mobilidade urbana de 2030.

Este Mini Urbanaut foi projetado de dentro para fora, com os designers da marca a criarem um interior espaçoso antes de desenvolverem o exterior futurista deste modelo.

Com 4,46 m de comprimento, ou seja, 261 mm mais comprido do que o SUV Countryman, o protótipo futurista da Mini oferece um espaço interior que pode ser usado de muitas maneiras diferentes, para além de uma facilidade de movimento no seu interior.

A entrada para o Vision Urbanaut é feita por uma porta lateral que surge dotada de um sistema deslizante e giratório.  Ultrapassada esta porta, o modelo futurista da Mini mostra que está dotado de quatro poltronas, com as duas dianteiras dotadas de um mecanismo de rotação, e com o banco do condutor a poder ser transformado num sofá, assim que o tablier recolhe.

Entre os bancos traseiros e os da frente existe uma uma pequena mesa, com um ecrã digital por cima, que transforma o espaço numa zona de lazer.

Para além disso, os ocupantes deste Urbanaut podem ainda usufruir da abertura do pára-brisas, de forma ligeira, para aproveitar o ambiente do exterior.

A pensar no bem-estar dos seus ocupantes, este Mini futurista está equipado com o ‘Mini Token’, uma tecnologia que permite selecionar três ambientes distintos: Chill, Wanderlust e Vibe, que alteram a luz ambiente, disposição dos bancos ou a fragância do interior, consoante os seus ocupantes queiram descansar ou trabalhar.

Para além disso, o interior deste Vision Urbanaut está dotado de materiais sustentáveis, ou não fosse este um modelo de zero emissões.

A visão futurista da Mini não fica apenas pelo interior deste novo protótipo, já que no exterior, o Urbanaut conta com uma assinatura ótica que apenas é visível quando está ligada, para além da capacidade de comunicar com o exterior através de mensagens.

Uma nota ainda para as rodas que mudam de cor, uma grelha octogonal que alberga todos os sensores para a condução autónoma e uma grande área de vidro que permite uma enorme luminosidade no interior.

A solução futurista de mobilidade da Mini está dotada de condução 100% autónoma, apesar de poder ser conduzida. Para isso o condutor apenas tem de tocar no logotipo do tablier de forma a que o volante, os pedais e o painel de instrumentos surjam.

Embora o protótipo do Mini Vision Urbanaut só exista em imagens digitais, a marca britânica não deixa de revelar que este protótipo é uma espécie de visão do futuro da mobilidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel