Novidades

Grupo PSA compra empresa portuguesa de reciclagem de peças de automóveis

Aquisição visa completar a estratégia da empresa francesa relativamente à economia circular
Texto
Grupo PSA (Associated Press)
Grupo PSA (Associated Press)

O grupo francês PSA anunciou esta quinta-feira que comprou a empresa Amanhã Global, uma 'startup' com sede no Porto que se dedica à reciclagem de peças de automóveis.

“A PSA Aftermarket adquiriu a empresa portuguesa Amanhã Global e a sua plataforma de ‘e-commerce’ (comércio eletrónico) B-Parts.com, adquirindo uma participação maioritária no capital da empresa”, informou o grupo francês que não revelou o montante investido

Na mesma nota, a PSA refere que a empresa portuguesa “é um operador de primeiro plano na economia circular e a sua plataforma B-Parts é líder europeia em peças usadas para automóveis”.

Esta aquisição visa completar a estratégia da empresa francesa relativamente à economia circular e ao objetivo de triplicar o volume de negócios até 2023, esclarece.

“Esta aquisição completa o dispositivo existente na PSA Aftermarket na área de reutilização de peças (Reuse), que constitui um dos três pilares da economia circular juntamente com a reparação (Repair) e a reconstrução (Reman), os “3R” desta economia em pleno desenvolvimento”, refere o comunicado.

Por sua vez, a compra da B-Parts insere-se na estratégia de alteração do modelo de negócios da PSA Aftermarket, que quer estar apta a fornecer peças de reposição para automóveis “para todos os orçamentos, em mercados de todo o mundo”.

O grupo francês considera também que este negócio vai contribuir para a redução da pegada ambiental, uma vez que as peças reutilizáveis resultam num ganho de 100% em matéria-prima comparativamente à fabricação de peças novas.

“Este investimento permite-nos entrar no coração da cadeia de valor das peças reutilizáveis, que constituem um dos três pilares da oferta da economia circular”, afirma, em comunicado, o vice-presidente sénior da PSA Aftermarket, Christophe Musy.

Já os diretores gerais da Amanhã Global, Manuel Araújo Monteiro e Luís Sousa Vieira, consideram que esta aquisição por parte da PSA é um acordo “altamente benéfico” para as partes, uma vez que a “PSA passa a ser o primeiro construtor a tomar uma posição no mercado de peças usadas, e a B-Parts ganha uma oportunidade única para aceder à vasta rede de clientes da PSA”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano