Novidades

DS 4 é revelado em versão PHEV com 225 cv

Novo modelo da marca 'premium' da PSA dirige-se ao segmento C
Texto
DS 4
DS 4

A DS anunciou a chegada de um novo modelo para o segmento C ‘premium’ em 2021. O DS 4 foi anunciado como um sedã luxuoso e tecnológico com argumentos eletrificados E-Tense que incluem uma potência de 225 cv.

O novo DS 4 terá na sua base a nova versão da plataforma EMP2 da PSA cujo desenvolvimento melhora a aerodinâmica, reduz peso e aumenta espaço na composição dos seus elementos mais compactos, assim como reforça não só a segurança como o conforto e a dinªamica de condução com uma suspensão redesenhada.

A nova versão da plataforma EMP2 permite ao DS 4 anunciar entre os seus argumentos a nova geração de grupos propulsores plug-in combinando um motor de 4 cilindros com 180 cv de potência com um motor elétrico de 110 cv para uma potência combinada de 225 cv.

Esta combinação é alimentada por uma nova bateria mais eficiente e oferecendo uma capacidade (ainda sob homologação) superior a 50 km. A DS acrescentou a apresentação desta quarta-feira que o DS 4 PHEV implicará carregamentos entre a hora e meia com uma wallbox e as sete horas com uma tomada doméstica.

O DS4 terá opções também térmicas quer Diesel quer a gasolina e todas as versões serão equipadas em exclusivo com transmissão automática de 8 velocidades EAT8. A marca revelou também que uma versão exclusivamente elétrica está descartada dado que este modelo destina-se a uma utilização entre o uso zero emissões em meio urbano e as viagens mais longas.

As novidades deste modelo comportam também o DS Drive Assist 2.0 que é evolução do sistema de condução semiautónoma de nível 2 da marca, que introduz no leque de assistentes o controlo de velocidade em curva (reduzindo o andamento se considerar necessário), ultrapassagens semiautónomas por ‘sugestão’ do carro ou a antecipação da velocidade recomendada de acordo com a sinalização.

Uma gama extensa de radares e sensores contribui para toda esta inteligência artificial do DS 4 presente no DS Active Scan Suspension detetando e antecipando as irregularidades do piso para controlar cada uma das rodas de forma independente endurecendo ou aliviando a suspensão conforme for requerido.

Ao já conhecido sistema Night Vison da marca (com deteção até 200 metros de pessoas ou animais a partir do momento em que a luz do dia vai desaparecendo) juntam-se faróis Matrix LED adaptativos e um ‘head up display’ com marca DS Extended – projetando as indicações na estrada numa perspetiva de 4 metros para lá do para-brisas a bem do foco do olhar do condutor.

O conforto interior é enriquecido com um novo sistema de infoentretenimento com controlos por voz e por gestos e um sistema de ventilação que passa despercebido na estética do cokpit sem perder a eficácia e interferir com o design.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos