C5 Aircross Hybrid é o primeiro plug-in da Citroën

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Citroën revela C5 Aircross Hybrid: o SUV da classe e conforto
Novo SUV chega ao mercado nacional no final do primeiro semestre de 2020

SUV Citroën C5 Aircross Hybrid é o primeiro modelo híbrido plug-in da marca francesa e vai chegar ao mercado nacional no final do primeiro semestre de 2020.

O C5 Aircross Hybrid será o primeiro modelo da sua ofensiva zero emissões que vai levar a Citroën a ter uma gama 100% eletrificada em 2025.

Este primeiro modelo híbrido plug-in da Citroën conta com um motor a gasolina PureTech 180 CV de potência, que combina com um motor elétrico de 80 kW e uma caixa automática ë-EAT8, o que se traduz numa potência total de 225 CV e um binário de 320 Nm disponíveis instantaneamente.

O C5 Aircross Hybrid não conta com tração integral e por isso não dispõem de um segundo motor elétrico, contando apenas com tração dianteira.

Assumindo-se como o topo de gama da marca, o novo SUV C5 Aircross Hybrid oferece uma experiência de mobilidade alargada para uma utilização muito versátil, permitindo uma autonomia de 50 km (Ciclo WLTP), e acesso facilitado a zonas urbanas com restrições, associado à liberdade de condução em modo térmico, nas viagens mais longas.

Uma função específica na interface de controlo do ecrã tátil, ë-Save, permite ao condutor antecipar as suas deslocações e estabelecer uma reserva de energia elétrica (10 km, 20 km ou bateria cheia) para utilizar quando quiser durante o trajeto, principalmente antes de atravessar uma zona urbana, seja ao longo do caminho ou no final do percurso.

A bateria de 13.2 kWh está situada sob os bancos traseiros, e pode ser carregada em menos de duas horas utilizando uma Wall Box de 32A, ou entre 4 a 7 horas numa tomada clássica

O carregamento pode ser programado e adiado para beneficiar dos horários de tarifas mais vantajosas. Esta programação encontra-se acessível através do ecrã tátil presente no habitáculo, ou via smarthphone através da aplicação MyCitroën.

Este novo C5 Aircross híbrido mantém as suas suspensões com sistema de batentes hidráulicos progressivos, que permitem filtrar e absorver todos os obstáculos e irregularidades da estrada. Uma característica especifica da versão híbrida é estar equipado com um eixo traseiro multi-link, que garante uma estabilidade imperturbável na estrada.

No interior destaque para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o touchscreen de 8'’ com ecrã capacitivo, que apresentam novos grafismos, reforçando o visual desta versão híbrida plug-in, permitindo visualizar, em tempo real, todas as informações específicas do híbrido: medidor de energia, medidores de eletricidade e gasolina, autonomia, diagrama dos fluxos de energia.

O novo C5 Aircross híbrido conta ainda com um novo seletor de modos de condução na consola central, que permite escolher entre a condução elétrica (em velocidades até aos 135 km/h), Hybrid e Sport.

Para além disso conte ainda com um retrovisor interior electrocrómático sem moldura emite uma luz azul para sinalizar a condução em modo elétrico.

Em matéria de espaço, o novo SUV da Citroën oferece todas as vantagens de habitabilidade e modularidade. Os bancos traseiros individuais tem todos com a mesma largura, deslizantes, reclináveis e escamoteáveis, uma característica deste modelo.

O volume da bagageira varia entre 460 L e 600 L, dependendo da posição dos bancos e o piso da bagageira possui uma articulação que permite guardar facilmente os equipamentos necessários para recarregar o veículo.

Mesmo com os bancos traseiros rebatidos, a bagageira oferece um piso plano, disponibilizando um comprimento de carga de 1,90m, exatamente igual ao das versões térmicas.

O novo SUV C5 Aircross Hybrid integra, ainda, uma vasta gama de 20 tecnologias de ajuda à condução, ao serviço do conforto a bordo e da segurança em andamento. Destaque para o Highway Driver Assist, um dispositivo de condução autónoma de nível 2 especificamente adaptado para engarrafamentos urbanos e em vias rápidas, que permite delegar parcialmente a condução, exigindo apenas ao condutor que mantenha a sua concentração na estrada.

Apesar de ainda não ser conhecido o preço deste novo C5 Aircross Hybrid, a Citroën já fez saber que vai abrir as encomendas em janeiro e que o novo híbrido vai chegar ao mercado nacional no final do 1º semestre.

Novo Citroën C5 Aircross Hybrid chega em 2020
  • TEMAS:
  • Citroën

  • C5 Aircross Hybrid

  • Plug-in

Veja mais