Audi Q8 ganha duas novas versões com motorização híbrida plug-in

  • Redação Autoportal
  • 14 out 2020, 12:57

SUV de topo da marca germânica conta com variante híbrida plug-in de 462 cv

A Audi apresentou duas novas versões eletrificadas do seu SUV topo de gama Q8, aumentando assim a sua oferta de modelos plug-in.

Os novos Q8 55 TFSI e quattro, bem como o Q8 60 TFSI e quattro, contam com um bloco V3 de 3,0 litros turbo, com 340 cv de potência, que combina com um motor elétrico de 136 cv e uma transmissão Tiptronic de oito velocidades que transmite a potência ao sistema de tração integral quattro.

Desta forma o Q8 55 TFSI e, disponibiliza uma potência combinada de 381 cv e 600 Nm de binário máximo, enquanto o Q8 60 TFSI e, debita 462 cv de potência e um binário máximo de 700 Nm.

A Audi revelou que os dois novos modelos híbridos plug-in alcançam uma velocidade máxima de 240 km/h, com a diferença a fazer-se na aceleração dos 0 aos 100 km/h, onde a versão Q8 60 TFSI percorre a distância em 5,4 segundos, face aos 5,8 segundos do Q8 55 TFSI e.

Já em modo elétrico, o novo SUV coupé híbrido plug-in da Audi pode alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h.

A marca de Ingostadt deixou claro que os dois modelos contam com baterias de iões de lítio de 17,8 kWh que alimentam o motor elétrico e que permitem uma autonomia em modo totalmente elétrico até 47 km e podem ser totalmente recarregadas num Wallbox de 7,4 kW em duas horas e meia.

O arrefecimento das baterias é garantido através de um sistema de refrigeração a líquido que, segundo a Audi, pode ligar-se ao sistema de ar condicionado de forma baixar a temperatura das baterias.

Os novos Q8 híbridos plug-in contam ainda com um sistema de travagem regenerativa que pode gerar até 25 kW durante a desaceleração ou 80 kW através da travagem.

Para além do modo elétrico, a  Audi dotou estas as duas novas versões do seu SUV com mais três modos: Auto, Hold e Charge.

No modo Auto, o sistema híbrido seleciona automaticamente o tipo de utilização adequada do motor. Elétrico a baixas velocidades e o bloco a combustão a velocidade mais altas.

já no modo Hold, a estratégia de operação segue o objetivo de preservar a carga da bateria, enquanto o modo Charge, o objetivo é carregar a bateria o máximo possível durante a condução.

Em matéria de espaço, as duas novas versões do SUV da marca germânica dispõem de um generoso espaço para cinco pessoas e uma bagageira com 505 litros que pode aumentar para os 1.625 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A Audi fez saber que as novas versões eletrificadas do Audi Q8 vão estar disponíveis para encomenda no final de outubro e que os preços na Alemanha arrancam nos 75.351 euros para o Q8 55 TFSI e quattro, enquanto o Q8 60 TFSI e quattro, tem um preço que começa nos 92.800 euros.

RELACIONADOS

Audi anuncia edição especial do R8 (e não se esquece do preço)

Audi lança A3 Sportback com autonomia elétrica até 67 km

Audi reforça oferta do novo A3 Sportback com o g-tron a gás

Audi reforça oferta elétrica com duas novas versões S do e-tron

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS