Novidades

Nissan apresenta prejuízos e anuncia redução na gama de modelos

Marca nipónica vai reduzir em 20% a sua capacidade de produção
Texto
Nissan (Reuters)
Nissan (Reuters)

A Nissan anunciou esta quinta-feira o seu plano de reestruturação, 'Nissan Next', com o qual a empresa japonesa pretende reduzir os seus custos fixos e regressar aos lucros.

O plano da Nissan passa por fechar as suas fábricas de Barcelona e da Indonésia, reduzindo assim a sua produção em 20% nos próximos três anos.

O plano, que envolve a racionalização de custos e otimização do negócio, representa uma mudança na estratégia anterior da empresa que colocava o foco na expansão contínua.

O 'Nissan Nex' foi revelado no mesmo dia em que a Nissan anunciou que no ano fiscal de 2019 alcançou um prejuízo de 671,2 mil milhões de ienes (5,6 mil milhões de euros) e um resultado operacional negativo de 40,5 mil milhões de ienes (342 milhões de euros), o que aconteceu pela primeira vez em 11 anos.

As vendas diminuíram 10,6% globalmente, de 5,52 milhões de unidades para 4,93 milhões, com a desaceleração na América do Norte e na Europa, principalmente.

Como resultado das perdas agora reveladas a Nissan vai reduzir o número global da sua gama de modelos, passando dos atuais 69 para menos de 55 modelos, com os recursos a serem alocados aos modelos mais competitivos globalmente, como o Qashqai, X-Trail, carros elétricos e modelos desportivos.

Do lado positivo, a Nissan revelou que vai apresentar 12 novos modelos nos próximos 18 meses. A marca nipónica avançou ainda que os veículos elétricos vão desempenhar um papel significativo na nova estratégia, com a Nissan anunciar como meta vender mais de um milhão de veículos eletrificados anualmente até o final de 2023.

"O nosso plano de transformação visa garantir um crescimento estável em vez de uma expansão excessiva de vendas. Agora vamos concentrar-nos nas nossas principais competências e melhorar a qualidade do nosso negócio, mantendo uma disciplina financeira e foco na receita líquida por unidade para atingir a rentabilidade", sublinhou Makoto Uchida, CEO da Nissan, durante a conferência de imprensa de apresentação do novo plano e das contas da empresa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP. É aqui que vão estar em maio
Microcarro da Silence tem bateria amovível que se transporta como uma mala
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras