Novo Jaguar F-Type muda design, oferece novos V8 e já tem preços

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Há um novo Jaguar F-Type a roncar na estrada
Desportivo da Jaguar mantém versões coupé e descapotável, com três motorizações para Portugal

A Jaguar apresentou o novo F-Type anunciando um design “mais puro” dos seu desportivo de dois lugares e introduzindo novas versões V8 bem como aumentando os argumentos do bloco 5,0 litros do topo de gama do modelo.

O novo jaguar o F-Type recebe o motor de 5,0 litros V8 sobrealimentado com 567 cv e 700 Nm de binário acompanhado de uma evolução no chassi, bem como nos amortecedores e barras anti-rolamento. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 3.6s 0 aos 100 e a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 300 km/h.

Este F-Type introduz também novas versões (abaixo do R) com o bloco V8 sobrealimentado ‘apenas’ com 444 cv. Esta versão com um binário de 580 Nm, oferece a tração integral ou apenas traseira cheando, em ambos as formas aos 100 km/h em 4,6s. A velocidade máxima é de 285 km/h.

A gama de motores do Jaguar F-Type arranca no 2,0 litros de 4 cilindros turbo com 296 cv, passa para o 3,0 litros V6 sobrealimentado de 375 cv, segue pelo 5,0 litros V8 sobrealimentado de 444 cv e termina no 5,0 litros V8 sobrealimentado com 567 cv do R.

A transmissão comum é a Quickshift de oito velocidades vinda do Jaguar XE SV Project 8, que foi recalibrada para relações mais diretas e responder ainda mais rapidamente, controlada quer pela alavanca da caixa quer pelas patilhas no volante.

O novo design do F-Type faz-se sentir sobretudo na frente com os faróis LED que se tornam muito mais estreitos deixando a forma quadrada e as luzes diurnas com a assinatura ‘J’, um novo desenho do capô e para-choques e a grelha ligeiramente alargada. Atrás, as luzes também foram redesenhada.

No interior deste desportivo, a Jaguar apostou em “materiais de luxo” com foco no condutor, agora tendo à disposição um novo ecrã configurável (incluindo um ‘modo mapa’) de 12,3’’ HD no painel de instrumentos virtual. O ‘pack smartphone’ inclui de s+erie as opções pelo Apple CarPlay, Android Auto e Baidu CarLife. Os ‘updates de ‘software’ pode ser feitos automaticamente.

O novo Jaguar F-Type vem nas configurações Coupé e Convertible oferecendo mais duas versões (R-Dynamic e First Edition) dando às três as três motorizações de 2,0 litros e 296 cv, 3,0 litros V6 e 375 cv e a de 5,0 litros V8 e 444 cv – a primeira motorização apenas com tração traseira; as outras com opção também pela tração integral.

Ao F-Type R também coupé e descapotável está reservado em exclusivo o bloco de 5,0 litros V8 com 567 cv e transmissão Quckshit exclusivamente com tração integral.

A edição First Edition estará disponível durante o primeiro ano com o ‘pack’ de design exterior, teto em contraste preto, jantes de 20’’ e bancos de competição em pele com monograma.

Em Portugal, já foram, entretanto, revelados os preços do novo F-Type depois do lançamento internacional e fica a saber-se que, para o mercado nacional não blocos V6 e que cada versão terá uma motorização exclusiva (para ambas as configurações coupé e descapotável).

Tabelas de preços:

Jaguar F-Type Coupé (2.0L 296 cv): 81.716,69 €

Jaguar F-Type R-Dynamic (5.0L V8 444 cv): 135.161,29 €

Jaguar F-Type R (5.0L 567 cv): 169.869,35 €

Jaguar F-Type Convertible: (2.0L 296): 89.188,95 €

Jaguar F-Type Convertible R-Dynamic (5.0L V8 444 cv): 142.638,57 €

Jaguar F-Type R Convertible (5.0L 567 cv): 149.943,25 €

O Jaguar F-Type First Edition é lançado em Portugal a partir dos 96.526,61, no que será a versão com o V8 de 444 cv pelas prestações anunciadas.

[artigo atualizado]

Jaguar apresenta o novo F-Type
  • TEMAS:
  • Jaguar

  • F-type

  • Quickshift

Veja mais