Bentley celebra os 70 anos do lançamento do primeiro Continental

  • Redação Autoportal
  • 6 jun, 10:00

Na época em que foi lançado, o R-Type tornou-se o carro mais rápido e mais caro de sempre

A Bentley está a comemorar os 70 anos de lançamento do lendário R-Type Continental, o carro mais rápido do seu tempo que ficou conhecido como “um moderno tapete mágico que aniquila grandes distâncias”. Este modelo do fabricante de Crewe passou também a ser o carro mais caro de sempre com um preço de 6.928 libras (8.130 euros), que era quase quatro vezes o preço médio de uma casa no Reino Unido na época.

As duas carroçarias construídas no período antecedente à II Guerra Mundial ('Embiricos' Bentley e Mk V Corniche) tinham mostrado vantagens aerodinâmicas e, combinado com um motor de seis cilindros em linha de 153 cv, o protótipo atingiu uma velocidade média de 191 km/h em cinco voltas na pista de Montlhèry, perto de Paris – com uma melhor volta a quase 193 km/h.

PUB

Embora o primeiro protótipo do R-Type Continental (conhecido como 'Olga' graças à sua matrícula OLG490) tenha ido para a estrada em agosto de 1951, só em maio de 1952 é que começou a ser produzido. Este modelo contou apenas com 208 exemplares sendo que a Bentley é detentora de uma unidade.

PUB

Este R-Type Continental está equipado com pneus Dunlop Medium Distance Track desenvolvidos especificamente para que o coupé daquelas dimensões pudesse atingir velocidades tão elevadas.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Bentley cria edição mais exclusiva do novo Bentayga EWB para os primeiros clientes

Bentley Experience promove iniciativa de cariz social num Continental GT

Prédio de 70 andares em Miami recebe personalização da Bentley

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS