Novidades

Bentley celebra os 70 anos do lançamento do primeiro Continental

Na época em que foi lançado, o R-Type tornou-se o carro mais rápido e mais caro de sempre
Texto

A Bentley está a comemorar os 70 anos de lançamento do lendário R-Type Continental, o carro mais rápido do seu tempo que ficou conhecido como “um moderno tapete mágico que aniquila grandes distâncias”. Este modelo do fabricante de Crewe passou também a ser o carro mais caro de sempre com um preço de 6.928 libras (8.130 euros), que era quase quatro vezes o preço médio de uma casa no Reino Unido na época.

As duas carroçarias construídas no período antecedente à II Guerra Mundial ('Embiricos' Bentley e Mk V Corniche) tinham mostrado vantagens aerodinâmicas e, combinado com um motor de seis cilindros em linha de 153 cv, o protótipo atingiu uma velocidade média de 191 km/h em cinco voltas na pista de Montlhèry, perto de Paris – com uma melhor volta a quase 193 km/h.

Embora o primeiro protótipo do R-Type Continental (conhecido como 'Olga' graças à sua matrícula OLG490) tenha ido para a estrada em agosto de 1951, só em maio de 1952 é que começou a ser produzido. Este modelo contou apenas com 208 exemplares sendo que a Bentley é detentora de uma unidade.

Este R-Type Continental está equipado com pneus Dunlop Medium Distance Track desenvolvidos especificamente para que o coupé daquelas dimensões pudesse atingir velocidades tão elevadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal