Novidades

Projeto Trinity chega em 2026 e vai liderar a eletrificação da Volkswagen

Marca germânica revelou a estratégia que prevê o lançamento de, pelos menos, um automóvel elétrico por ano
Texto
Projeto Trinity da Volkswagen
Projeto Trinity da Volkswagen

A Volkswagen revelou esta sexta-feira alguns detalhes sobre o novo Projeto Trinity, um sedan 100% elétrico que será construído na fábrica de Wolfsburg a partir de 2026 e que a marca germânica promete que vai estabelecer novos registos em matéria de autonomia, velocidade de carregamento e digitalização.

“O Projeto Trinity é um ponto fulcral para nossa estratégia 'Accelerate', um projeto farol, nosso carro dos sonhos em matéria de software”, revelou Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen.

A marca vai irá utilizar a nova plataforma para adotar uma “abordagem radicalmente nova na produção”, com o objetivo de demonstrar que existem novas formas de fabricar veículos elétricos em vários locais, de forma económica e eficiente.

O Projeto Trinity vai contar com funções de condução autónoma de 'Nível 2+', incluindo monitorização do condutor e cruise control adaptativo, e estará já preparado para 'Nível 4-ready', deixando antever o seu potencial para condução totalmente autónoma em 2030 em algumas estradas.

Brandstätter descreveu o novo Projeto Trinity como um veículo que vai introduzir um modelo de negócios totalmente novo para a empresa, com um número radicalmente reduzido de variantes. Os clientes apenas vão poder escolher a capacidade da bateria, a cor e as especificações das jantes.

Para além disso, os clientes vão poder ativar e desativar certas funções de hardware quando necessário. Os restantes recursos são oferecidos através de downloads de software via 'over the air', ou seja, remotamente.

“Vamos repensar completamente a maneira como construímos carros e apresentar abordagens revolucionárias. A digitalização e automação desempenham um papel importante aqui”, adiantou Ralf Brandstätter.

A nova estratégia 'Accelerate' da Volkswagen tem ainda como meta acelerar eletrificação da gama da marca germânica de forma a que, em 2030, cerca de 70% das vendas na Europa sejam de veículos elétricos, o dobro da meta traçada inicialmente.

Para alem disso, a Volkswagen pretende que nos Estados Unidos e na China, alcançar um ‘mix’ de vendas de 50%, entre veículos elétricos e equipados com motores térmicos, tudo com o objetivo de tornar a marca mais atrativa para a mobilidade sustentável.

Para concretizar este plano a marca prevê o lançamento de, pelos menos, um automóvel elétrico por ano, de forma a cumprir os novos objetivos de vendas de veículos elétricos. 

“De todos os grandes fabricantes, a Volkswagen tem a melhor oportunidade para vencer esta corrida. Enquanto os concorrentes ainda estão a meio da transformação elétrica, a Volkswagen está a dar grandes passos em direção à transformação digital”, afirmou Ralf Brandstätter.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano