Novidades

Aí está o primeiro Aston Martin 100 % elétrico

Rapide E foi desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering
Texto

A Aston Martin revelou no Salão de Xangai o novo Rapide E que será limitado a 155 exemplares e com um preço que deve rondar as 250 mil libras (cerca de 281 mil euros).

Trata-se do primeiro modelo elétrico da marca britânica, desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering, está dotado de dois motores elétricos, alimentados por uma bateria 800 V e 65 kWh de capacidade e com autonomia para 350 km, que debitam uns impressionantes 610 cv de potência e 950 Nm de binário.

Com estes números o Rapide E chega dos 0 aos 96 km/h em menos de 4s e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h.

A Aston Martin revelou ainda que as baterias do novo Rapide E podem ser carregadas em menos de uma hora através de um supercarregador.

Para quem escolher carregar o novo Rapide E numa tomada de casa, a Aston Martin revela que o carregamento total vai demorar três horas.

O trabalho para tornar este primeiro elétrico da marca britânica, num verdadeiro desportivo, levou a que a Aston Martin tenha realizado algumas alterações em matéria de aerodinâmica, o que tornou o Rapide E  8% mais eficaz que o anterior Rapide de combustão.

Desta forma a marca dotou o Rapide E de uma grelha em favo de mel, em virtude da menor necessidade de refrigeração, para alem de um novo fundo do carro que permite o mínimo atrito enquanto o ar é canalizado desde o splitter dianteiro até ao novo difusor traseiro.

No interior destaca-se um novo painel digital de 10” atrás do volante que disponibiliza um vasto conjunto de informação, com destaque para o consumo energético e estado das baterias, enquanto na consola central está localizado um ecrã multimédia de 8”.

O design exterior do Rapide E, é semelhante ao dos modelo com motor de combustão, com pequenas diferenças como os pormenores em azul nos faróis e nas pinças dos travões

As primeiras entregas do primeiro elétrico da Aston Martins estão previstas para o final deste ano, mas um deles deverá estar já a caminho das mãos de «James Bond».

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal