Opel comemora 50 anos da produção do seu automóvel 10 milhões

  • Redação Autoportal
  • 7 set, 11:55
Opel Rekord C Caravan
Opel Rekord C Caravan

Em setembro de 1971 saiu da fábrica de Rüsselsheim o Rekord C Caravan que viria a ser o décimo milionésimo veículo produzido pela Opel

A Opel está a comemorar 50 anos da produção do seu automóvel número 10 milhões, no caso um Rekord C Caravan. O modelo saiu da linha de montagem da fábrica de Rüsselsheim a 6 de setembro de 1971, 73 anos depois de a empresa fundada por Adam Opel ter iniciado a produção de veículos.

Para assinalar o feito, a Opel ofereceu um exemplar daquele modelo aos governos de cada um dos estados federais onde tinha fábricas: Hesse (Rüsselsheim), Renânia do Norte-Vestefália (Bochum) e Renânia-Palatinado (Kaiserslautern). A marca decidiu pedir a cada chefe de governo que doasse o carro a uma instituição de caridade local.

PUB

O Rekord C, a terceira geração da família de modelos Rekord, parecia estar destinado a ser um marco na história da Opel, já que foi o primeiro modelo de gama média do construtor alemão a ultrapassar um milhão de unidades vendidas. Surgiu no mercado em 1966, equipado com suspensão traseira de molas helicoidais (então uma novidade nos automóveis de passageiros da Opel) e sistema de servo-freio nos travões, que eram de disco no eixo dianteiro.

PUB

Montava motores de quatro e seis cilindros, com árvore de cames à cabeça, tendo a Opel produzido uma série mais desportiva, denominada Sprint, com motor 1.9 de 106 cv. Estava inicialmente disponível nas versões berlina e carrinha (Caravan). Um ano mais tarde, em 1967, juntou-se à gama a versão coupé.

O fim da produção do Rekord C aconteceu em 1971, depois de fabricadas 1.253.161 unidades, tendo sido um verdadeiro sucesso de vendas para a Opel. Foi o precursor de outros modelos históricos do construtor que agora está integrado na Stellantis , como o Commodore e o Kapitän/Admiral.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Museu Opel Classic passa a oferecer visitas guiadas virtuais

Novo Opel Astra apresenta-se com anúncio da versão 100% elétrica

Opel lança Rocks-e é um elétrico divertido e muito compacto

Opel torna-se 100% elétrica em 2028, entra no mercado chinês e lança o Manta-e

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS