Novidades

Opel comemora 50 anos da produção do seu automóvel 10 milhões

Em setembro de 1971 saiu da fábrica de Rüsselsheim o Rekord C Caravan que viria a ser o décimo milionésimo veículo produzido pela Opel
Texto
Opel Rekord C Caravan
Opel Rekord C Caravan

A Opel está a comemorar 50 anos da produção do seu automóvel número 10 milhões, no caso um Rekord C Caravan. O modelo saiu da linha de montagem da fábrica de Rüsselsheim a 6 de setembro de 1971, 73 anos depois de a empresa fundada por Adam Opel ter iniciado a produção de veículos.

Para assinalar o feito, a Opel ofereceu um exemplar daquele modelo aos governos de cada um dos estados federais onde tinha fábricas: Hesse (Rüsselsheim), Renânia do Norte-Vestefália (Bochum) e Renânia-Palatinado (Kaiserslautern). A marca decidiu pedir a cada chefe de governo que doasse o carro a uma instituição de caridade local.

O Rekord C, a terceira geração da família de modelos Rekord, parecia estar destinado a ser um marco na história da Opel, já que foi o primeiro modelo de gama média do construtor alemão a ultrapassar um milhão de unidades vendidas. Surgiu no mercado em 1966, equipado com suspensão traseira de molas helicoidais (então uma novidade nos automóveis de passageiros da Opel) e sistema de servo-freio nos travões, que eram de disco no eixo dianteiro.

Montava motores de quatro e seis cilindros, com árvore de cames à cabeça, tendo a Opel produzido uma série mais desportiva, denominada Sprint, com motor 1.9 de 106 cv. Estava inicialmente disponível nas versões berlina e carrinha (Caravan). Um ano mais tarde, em 1967, juntou-se à gama a versão coupé.

O fim da produção do Rekord C aconteceu em 1971, depois de fabricadas 1.253.161 unidades, tendo sido um verdadeiro sucesso de vendas para a Opel. Foi o precursor de outros modelos históricos do construtor que agora está integrado na Stellantis , como o Commodore e o Kapitän/Admiral.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente