Novidades

Renault apresenta o novo Clio, a quinta geração do ícone

Mais moderno e mais atlético, o novo Clio apoia-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos
Texto

Depois de ter revelado o interior da quinta geração do Renault Clio, um modelo “mais moderno e atlético” mas que faz jus ao seu ADN de quase três décadas, a marca francesa veio agora dar a conhecer o novo modelo do Clio.

Concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução», o novo Clio muda o paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o novo Renault Clio ganha em dinamismo e modernidade, permanecendo reconhecível ao primeiro olhar, mesmo se 100% das peças são novas.

Mais desportivo e mais dinâmico sob todos os ângulos, este novo Clio recupera as formas sensuais da geração precedente, mas ganha em expressividade, conservando o perfil desportivo. Na dianteira, as nervuras no capô sublinham o design. A grelha dianteira é de maiores dimensões e o para-choques integra uma abertura central que, para além de lhe conferir uma maior expressividade, contribui para o bom arrefecimento do motor.

O novo Clio é 14 milímetros mais curto que o antecessor, mas oferece uma melhor habitabilidade. A altura também foi reduzida em 30 milímetros, o que favorece a aerodinâmica e reforça o carácter desportivo. As jantes de 17 polegadas (em função das versões) contribuem, também, para aumentar a impressão de dinamismo do automóvel. Vários detalhes como a antena «tubarão», os faróis 100% LED e a linha cromada que contorna os vidros laterais, não só dão um ar mais moderno ao exterior, como contribuem para melhorar a perceção de qualidade.

Pela primeira vez num Clio, os defletores de ar estão presentes nas cavas das rodas dianteiras. Estes defletores limitam as perturbações do fluxo de ar, melhorando assim a aerodinâmica e reduzindo os consumos. Para além disso, são elementos de design que reforçam o carácter desportivo do Novo Clio.

No interior, a revolução é flagrante, o habitáculo foi completamente revisto e inspira-se nos modelos dos segmentos superiores. Para além da qualidade percecionada, destaque para as tecnologias disponibilizadas.

Pela primeira vez, o Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, o Novo Clio dispõe dos maiores ecrãs da categoria.

O ecrã multimédia de 9,3 polegadas  é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault. Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã. O novo sistema conectado Easy Link dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e infoentretenimento, mas também da tecnologia Multi-Sense.

O volante é mais elegante e também mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

Em matéria de conforto, o novo Clio está conta com bancos que foram recuperados de modelos dos segmentos superiores e oferecem uma melhor posição de condução, graças ao maior comprimento do assento e a uma forma mais envolvente. A armação oca melhora de forma considerável o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros e os apoios de cabeça em forma de vírgula melhoram a visibilidade para a traseira.

Quanto a espaço a arquitetura da bagageira  do novo Clio foi otimizada para que a sua forma fosse o mais cúbica possível. O sistema de som, premium BOSE, está integrado de forma a não reduzir o volume da bagageira, que sobe para os 391 litros. O piso duplo facilita o carregamento e, com os bancos traseiros rebatidos, é possível obter uma área de carga completamente plana. Para arrumação, o habitáculo disponibiliza 26 litros em diferentes espaços.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente