Novidades

Acciona reutiliza baterias de carros elétricos e liga unidade de armazenamento de energia

Com a ajuda de baterias de automóveis elétricos, a Acciona já tem ativa a sua primeira unidade de armazenamento de energia ligada à rede
Texto
Acciona reutiliza baterias de carros elétricos
Acciona reutiliza baterias de carros elétricos

Representa ainda um dos primeiros passos de uma longa caminhada, mas a empresa de energia Acciona acabou de ligar a energia da sua primeira unidade de armazenamento. Foi produzida usando quatro baterias de segunda vida previamente utilizadas em automóveis elétricos e tem a missão de testar como todos estes sistemas funcionam, com o objetivo de começar a pensar numa forma de o fazer em maior escala.

Neste mundo das energias renováveis, a captação de energia nem sempre foi a principal questão. A melhor forma de armazenar essa mesma energia é que sempre constituiu um dos maiores desafios. Esta unidade poderá ser uma solução para isso mesmo. Conta com uma capacidade combinada de 130kWh e capta energia da central de 1.2MWp para, mais tarde, ser injetada na rede.

As baterias dos carros elétricos podem ter uma segunda vida

As baterias de 32kWh previamente usadas em automóveis elétricos Nissan estão programadas para funcionar em torno dos 80 por cento da sua capacidade, podendo descer até aos cinco por cento durante 24 horas de forma a garantir o seu melhor desempenho. Desta forma, eventuais módulos defeituosos podem ser detetados mais facilmente e substituídos por outros, sendo que as baterias recicladas poderão oferecer um desempenho semelhante, mas com um custo mais reduzido.

Esta nova unidade está localizada no parque fotovoltaico experimental de Tudela, em Navarra, no norte de Espanha, ainda que possa ser gerida remotamente, a partir do Centro de Controlo de Energia Renovável (CECOER), com a ajuda da plataforma GEMS, com monitorização em tempo real e análise dos mais variados parâmetros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal