Acciona reutiliza baterias de carros elétricos e liga unidade de armazenamento de energia

  • Redação Autoportal
  • 3 jul, 09:20
Acciona reutiliza baterias de carros elétricos
Acciona reutiliza baterias de carros elétricos

Com a ajuda de baterias de automóveis elétricos, a Acciona já tem ativa a sua primeira unidade de armazenamento de energia ligada à rede

Representa ainda um dos primeiros passos de uma longa caminhada, mas a empresa de energia Acciona acabou de ligar a energia da sua primeira unidade de armazenamento. Foi produzida usando quatro baterias de segunda vida previamente utilizadas em automóveis elétricos e tem a missão de testar como todos estes sistemas funcionam, com o objetivo de começar a pensar numa forma de o fazer em maior escala.

Neste mundo das energias renováveis, a captação de energia nem sempre foi a principal questão. A melhor forma de armazenar essa mesma energia é que sempre constituiu um dos maiores desafios. Esta unidade poderá ser uma solução para isso mesmo. Conta com uma capacidade combinada de 130kWh e capta energia da central de 1.2MWp para, mais tarde, ser injetada na rede.

PUB
As baterias dos carros elétricos podem ter uma segunda vida

As baterias de 32kWh previamente usadas em automóveis elétricos Nissan estão programadas para funcionar em torno dos 80 por cento da sua capacidade, podendo descer até aos cinco por cento durante 24 horas de forma a garantir o seu melhor desempenho. Desta forma, eventuais módulos defeituosos podem ser detetados mais facilmente e substituídos por outros, sendo que as baterias recicladas poderão oferecer um desempenho semelhante, mas com um custo mais reduzido.

PUB

Esta nova unidade está localizada no parque fotovoltaico experimental de Tudela, em Navarra, no norte de Espanha, ainda que possa ser gerida remotamente, a partir do Centro de Controlo de Energia Renovável (CECOER), com a ajuda da plataforma GEMS, com monitorização em tempo real e análise dos mais variados parâmetros.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Portugal no caminho do desenvolvimento de baterias para carros elétricos na UE

Porsche estabeleceu uma parceria com Customcells para fabricar baterias

Veja como o Grupo Renault já tem uma segunda vida à espera das baterias

Descontos nos carregamentos de veículos elétricos foram atualizados

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS