Tesla vai construir em Xangai a primeira fábrica fora dos EUA

Fábrica da Tesla
Fábrica da Tesla

A fabricante norte-americana de carros elétricos Tesla revelou esta quarta-feira que vai construir a sua primeira fábrica em Xangai, na China, a primeira fora dos Estados Unidos.

Numa altura de crescentes disputas comerciais entre Washington e Pequim, o construtor automóvel norte-americano, assinou esta quarta-feira um acordo para a transferência dos terrenos onde vai ser construída a nova fábrica.

As novas instalações foram anunciadas em julho passado, depois de Pequim ter-se comprometido a eliminar os limites de propriedade para fabricantes de veículos elétricos, e a Tesla manteve os planos, apesar das crescentes disputas comerciais entre EUA e China, motivadas pelas ambições chinesas para o setor tecnológico.

A China é o maior mercado automóvel do mundo e o segundo maior para a Tesla, a seguir aos EUA e atualmente a General Motors, Volkswagen ou Nissan são outros grandes fabricantesque estão a investir milhares de milhões de dólares no fabrico de veículos elétricos na China.

"É um importante marco para o que será o nosso próximo local de fabrico desenvolvido de forma sustentável e sofisticado", afirmou o vice-presidente da Tesla Robin Ren, em comunicado.

A Tesla já fez saber que a produção em Xangai vai arrancar dentro de dois a três anos após concluída a construção da fábrica e, eventualmente, aumentar para 500.000 veículos por ano.

VEJA TAMBÉM:

Comentários

Veja mais