Carl é o robô que vai ter com os veículos elétricos para carregá-los sozinho

  • Redação Autoportal
  • 19 abr 2020, 23:07
Carl, o supercarregador autónomo da Aiways
Carl, o supercarregador autónomo da Aiways

Bastará chamar o robô e esperar que ele faça o trabalho de carregamento sozinho

A Aiways está a desenvolver um supercarregador autónomo de veículos elétricos que estará disponível à distância de uma aplicação de smartphone. O robô chamado Carl irá ter com os veículos a pedido dos clientes e recarregá-los-á sem ser necessário sequer a presença de alguém.

A fabricante chinesa já garantiu sete patentes para os territórios europeu e chinês que incluem o design do Carl e os modos de carga que terão capacidades de 30 kWh e 60 kWh proporcionando carregamentos que podem ser de 80% da bateria em menos de 50 minutos.

PUB

“Em vez de os condutores tentarem encontrar um carregador, o carregador encontra-os a eles”, é a forma como Alex Klose, vice-presidente da Aiways, descreve o Carl quanto ao seu modo de funcionamento.

Destinado a clientes privados ou a empresas, o robô só estará à espera de ser chamado. Estando o veículo elétrico estacionado em casa ou num parque público ou de empresa, o seu dono chamará o Carl através da aplicação e poderá ir-se embora.

O robô utilizará dados GPS dentro da área que opera para localizar o veículo e ir depois ligar-se para começar o carregamento automaticamente. Quando o processo de carga estiver terminado, o Carl ficará disponível para outro cliente ou irá para a sua estação base.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Aiways U5 abre reservas para a Europa no final do mês

Aiways U6ion: o crossover chinês desenhado pelo designer de Pininfarina

Aiways U5: SUV elétrico ‘made in China’ chega à Europa a partir dos 25 mil euros

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS