Dois pedaços de história automóvel confirmados em Silverstone

  • Redação Autoportal
  • 7 jul, 20:04

A próxima edição dos leilões de Silverstone Auctions está agendada para o final deste mês, mas o catálogo já conta com dois verdadeiros ícones.

Os leilões de automóveis clássicos são um dos locais onde podemos encontrar verdadeiros tesouros do mundo automóvel carregados de histórias para contar. E agora acabámos de saber que o leilão da Silverstone Auctions, terá lugar no último fim-de-semana deste mês, já conta com dois cabeças de cartaz dignos desta ideia.

O primeiro é um Rolls-Royce Phantom 1 Open Tourer de 1927 totalmente restaurado nos anos 80 e ao qual foi adicionada uma carroçaria aberta de estilo Eduardiano, que se destaca pelos bancos corridos na zona posterior. O “New Phantom” esteve em produção até ao ano de 1929, tendo sido produzidas 2269 unidades com este chassis.

PUB

Esta unidade tem a particularidade incrível de incluir diversa documentação que nos conta toda a sua história, incluindo fotocópias de documentos originais, de variados testes, de seleções de componentes, registos de peso e inspeções, mas também todos os seus registos de manutenção até ao final de 1938.

Este Rolls-Royce Shooting Brake como é designado nas informações de que dispomos, foi adquirido pelo atual proprietário em 2004, mas a sua história inclui episódios como o da sua original carroçaria ter sido salva da sucata em 1987.

PUB

Felizmente, o nível de restauro foi levado até ao mais pequeno detalhe e já conta com cerca de 40 anos de bom uso, provando que merece o título que já lhe foi atribuído de “o melhor automóvel do mundo”.

O outro cabeça de cartaz do próximo leilão de Silverstone é um incrível Bentley 3.0-Litre Vanden Plas-style Tourer de 1925, totalmente original e equipado com o mesmo motor com que saiu da fábrica. A carroçaria original foi produzida por HJ Mulliner, ainda que em tons de cinzento em negro.

PUB

No entanto e como os tons de verde eram mais habituais nesta época, a cor Napier Green em conjunto com a Brooklands Green foram as escolhidas para a carroçaria no último restauro, efetuado há cerca de 30 anos. Os para-lamas estão pintados de negro, tal como as jantes de múltiplos raios.

Incluído com este modelo estão diversos detalhes que sempre certamente muito apreciados pelos colecionadores, tais como a caixa de ferramentas original, uma caixa com diversas peças sobressalentes e uma lata de combustível Pratts, muito característica da época.

PUB

Ambos os modelos pertencem atualmente a Raymond Lippiatt, um entusiasta de ambas as marcas e sobejamente conhecido nos clubes de proprietários de cada uma delas, mas vão estar disponíveis para venda no leilão da Silverstone que se realizará no final deste mês.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vendido em leilão: Lotus Esprit S1 de 1977 atingiu 68.500 euros

Vídeo: Toyota Supra utilizado por Paul Walker em Velocidade Furiosa superou €460 mil em leilão

Lancia Beta HPE Volumex: rara shooting brake de duas portas vai a leilão

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS