Gran turismo elétrico de alta performance: Audi apresenta o e-tron GT

  • Redação Autoportal
  • 9 fev, 21:39

Novo modelo é o mais poderoso de sempre da marca alemã

A Audi revelou finalmente nesta terça-feira o muito aguardado e-tron GT numa apresentação digital com pompa, gente famosa e em que a estrela maior foi mesmo o seu novo modelo 100% elétrico.

A Audi tem neste modelo o seu carro “mais atrativo de sempre” e a seta apontada para o seu futuro da mobilidade que quer sustentável. Com duas versões – o Audi e-tron quattro e o Audi RS e-tron GT –, a marca alemã produziu, como a versão RS, o seu ve+iculo “mais poderoso e sempre.

O e-tron tem uma arquitetura baixa plana nova que faz descer o centro de gravidade e uma relação de peso 50%-50%. O design desportivo – com os pára-lamas traseiros a dar o músculo outra época tido pelo Audi quattro – é sublinhado com uma aerodinâmica ‘responsável’ por um coeficiente de arrasto de apenas 0,24 Cd.

O Audi e-tron de tração integral elétrica está equipado com um motor elétrico por eixo e uma bateria de iões de lítio de 93,4 kWh com um sistema e 800 volts. O autoblocante do diferencial traseiro é de série em ambas as versões e o RS traz uma suspensão adaptativa a ar de três câmaras.

O e-tron GT quattro tem uma potência de 350 kW (476 cv) e um binário e 630 Nm e o RS e-tron GT de 440 kW (598 cv). Com o ‘launch control’, o mais ‘comedido’ sobe a potência para os 390 kW (530 cv ) durante 2.5 segundos e o mais potente para os 475 kW (646 cv).

As acelarações do e-tron GT fazem-se assim entre os 4.1 segundos do quattro e os 3.3 segundos da versão de mais alta performance – que tem a velocidade máxima limitada aos 250 km/h (a outra versão chega aos 245 km/h).

O sistema de regeneração de energia feito com controlo inteligente da em velocidade de cruzeiro e em travagem por ir até aos 265kW. O carregamento pode ser feito com corrente alternada com potência de 11 kW ou com corrente contínua com potência de 270 kW (os 22 kW surgirão mais tarde como opção).

Em ‘modo supercarregamento’, o e-tron GT carrega 80% da bateria em cerca de 20 minutos. As autonomias variam entre os 433 e os 472 km do menos para o mais potente

O Audi e-tron GT tem 4,99 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,41 m de altura e tem um capacidade de 405 litros na mal traseira (366 no RS). O sistema (AVAS) de assistência à condução Audi ‘pre sense’ é de série, bme como o cockpit virtual ‘plus’ com selo da marca e ecrã de 12,3’’ e o sistema de infoentretenimento MMI com ecrã de 10’,1’.

Para aumentar a adrenalina neste carro de alta performance de quatro lugares com bancos de material reciclável (igual aos dos tapetes) a pensar numa sustentabilidade ‘sem pele’, o e-tron GTjá vem com um som integrante do AVAS já mais alto do que o legalmente exigido, mas há ainda ‘roncos’ mais sonoros que no RS vêm de série...

Em Portugal já é possível o novo e-tron GT, que deverá chegar na primavera. No Reino Unido, já foram anunciados preços que variam entre as 79.000 libras (cerca de 91 mil euros) e as 110.950 libras (cerca de 126 mil euros).

RELACIONADOS

Já é possível reservar o novo Audi e-tron GT em Portugal

Audi vai produzir o e-tron GT com e-som

Audi reforça oferta elétrica com duas novas versões S do e-tron

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS