Novidades

Robôs autónomos facilitam trabalho nas fábricas da Ford

A Ford está a recorrer a robôs autónomos no processo de entrega de peças nos diferentes pontos das fábricas
Texto
Robô da Ford na fábrica de Valência
Robô da Ford na fábrica de Valência

Ainda faltam alguns anos para a chegada dos veículos autónomos da Ford, mas há um pequeno robô que está a demonstrar as possibilidades.

O“Survival” é um robô que devido à sua capacidade de adaptação ao ambiente em seu redor, faz a entrega de peças numa das fábricas da Ford na Europa, afastando-se de objectos imprevistos que surjam no seu caminho, mudando de rota se o percurso estiver obstruído e parando sempre que necessário.

Desenvolvido integralmente por engenheiros da Ford, é o primeiro de seu género a ser usado em qualquer uma das instalações europeias da empresa.

“Este robô foi programado para aprender todo o piso da fábrica, para que, fruto de um conjunto de sensores, não precise de quaisquer ajudas externas para navegar", revelou Eduardo García Magraner, director de engenharia da fábrica da Ford em Valência, Espanha, onde o robô está a ser testado.

“Quando começou a circular, alguns funcionários pensaram estar em algum tipo de filme de ficção científica, ficando parados a olhar quando por eles passava. Agora já se habituaram e concentram-se nas suas funções, sabendo que o robô é suficientemente inteligente para trabalhar em seu redor."

O fornecimento de peças e de materiais de soldadura às diferentes estações da fábrica é um elemento crucial para manter a cadência de produção dos modelos Kuga, Mondeo e S-MAX. Já para os operários da Ford, essa é uma tarefa demorada e relativamente monótona. O robô não substitui os funcionários, mas pode poupar até 40 horas de trabalho diária ao assumir este papel, permitindo que os operários apliquem o seu tempo em tarefas mais complexas.

O robô está equipado com uma plataforma automatizada, com 17 slots para materiais de diferentes pesos e dimensões. Para evitar erros, a abertura e fecho dessas secções é automatizada, sendo que os operários de cada área apenas têm acesso aos materiais que lhes estão atribuídos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel