Curvar bem durante a condução é essencial para efeitos de segurança e, para quem ainda gosta de desfrutar das sensações ao volante, melhorará o desempenho e aumentará o prazer que muitos condutores gostam de ter a rolar por uma estrada mais desafiante.
Pegando no Seat Ibiza FR, aproveitando uma suspensão do chassi inferior a 15 mm e as suas jantes de 18’’, a marca espanhola elaborou sete conselhos para curvar a melhor forma possível com a supervisão do Diretor de Física dos Veículos da Seat S.A., Ángel Suárez:
1. Antecipar as curvas olhando para estrada em frente sempre que possível:
2. Respeitar e aproveitar a sinalização não só para saber a direção da curva, mas também a velocidade a que circular;
3. Quando for necessário travar ou reduzir, fazê-lo antes da curva quando as rodas ainda estão direitas e se tem mais estabilidade;
4. Adaptar velocidade e travagem às condições atmosféricas, do piso e também da altura do dia no que respeita a luminosidade;
5. Aproveitar ao máximo o espaço na faixa colocando-se no exterior da curva para tornar o ângulo o mais amplo possível,
6. As mãos devem estar sempre bem posicionadas no volante – numa analogia com os ponteiros do relógio nas 10h10 – que deve ser rodado de forma progressiva e constante sem movimentos bruscos;
7. Completada a curva, já com as rodas direitas, a aceleração ajudará a manter a estabilidade.