Novidades

Opel apresenta o novo Insignia com a versão desportiva GSI

O Insignia mais rápido de todos oferece uma potência de 230 cv
Texto

A Opel apresenta o novo Insignia no Salão de Bruxelas (que abre ao público nesta sexta-feira) revelando, para além da berlina Grand Sport e da ‘station wagon’ Sports Tourer, a versão desportiva GSi.

O mais rápido de todos, o novo Opel Insignia GSI apresenta um novo motor 2.0 Turbo de 230 cv de potência e caixa automática de nove velocidades estando equipado com tração integral com vectorização de binário e suspensão controlada eletronicamente e estreando um novo sistema de travagem com servofreio eletro-hidráulico (‘by-wire’).

A nova geração do Opel Insignia introduz novos motores a gasolina e diesel com transmissões de baixo atrito acopladas que melhoram os consumos. O Insignia permite a escolha entre a caixa manual de seis velocidades ou as caixas automáticas de variação contínua, de oito ou de nove velocidades.

Com melhorias também na aerodinâmica, como a cortina na grelha dianteira, o novo Insignia consegue uma redução de 18% nos consumos (norma NEDC) em relação ao seu antecessor – e as emissões de CO2 baixam também para fasquias próximas de 100 g/km.

O novo Insignia apresenta-se também “mais requintado” no habitáculo – com evidência para os bancos – e destaca a introdução na iluminação exclusiva LED do sistema de faróis de matriz de LED IntelliLux LED Pixel, com 168 elementos de LED (84 por farol) – mais rápido, preciso e sem encadear os outros condutores.

Para além do bloco 2,0 litros turbodiesel, a Opel reforça o Insignia com o novo a motor de 3 cilindros 1.5 turbo (122 cv) nas versões a gasóleo. Os motores a gasolina arrancam com o novo 1.4 turbo de 3 cilindros (145 cv) e um novo 2.0 turbo de 4 cilindros (200) – com a versão especial do GSI a elevar a potência para os 230 cv.

Estes motores 2.0 urbo a gasolina são os primeiros motores da Opel com desativação de cilindros reduzindo o consumo de combustível, que também é melhorado com a cortina ativa por trás da grelha dianteira.

A aerodinâmica é melhorada e o comportamento térmico do motor é otimizado fechando ou abrindo as partes superiores e inferiores da grelha – com vantagens também no aquecimento mais rápido do motor após um arranque a frio e beneficiando a economia de combustível e acelerando o aquecimento do habitáculo.

Entre os sistemas de segurança e assistência à condução, a Opel destaca no novo Insignia a nova câmara traseira e o alerta de aproximação de veículos na perpendicular, bem como o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, a manutenção de faixa com correção ativa de direção, o alerta de ângulo cego, o programador de velocidade adaptativo, o reconhecimento dos sinais de trânsito, a assistência avançada ao estacionamento e o ‘head-up display’.

A gama de sistemas de informação e entretenimento compatível com Apple CarPlay e Android Auto pode incluir indicações sobre tráfego em tempo real na navegação e oferece também a possibilidade de carregamento de telemóveis por indução.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal