Novidades

Salão Automóvel de Genebra de 2021 foi cancelado

Dificuldades financeiras causadas pela pandemia de covid-19 estão na base da decisão
Texto
Salão de Genebra (FGIMS)
Salão de Genebra (FGIMS)

A edição de 2021 do Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, foi cancelada devido às consequências financeiras causadas pela pandemia de covid-19, anunciou agora a organização do evento.

Em comunicado revelado através da pagina oficial do Salão de Genebra, o Conselho da Fundação do Salão Automóvel Internacional explicou que na base desta decisão está igualmente as dificuldades do setor automóvel .

“Após uma pesquisa, a maioria dos expositores indicou que provavelmente não participaria na edição de 2021 e mostrou-se favorável a que a próxima edição seja realizada em 2022”, destaca o comunicado dos responsáveis pelo Salão de Genebra.

A organização realçou ainda o facto de não ser garantido “que a situação sanitária permita a organização de um evento que reúne mais de 600.000 visitantes e 10.000 jornalistas na primavera de 2021".

Recorde-se que o Salão Automóvel de Genebra, que geralmente acontece em março, foi cancelado este ano a poucos dias do seu inicio devido à pandemia de covid-19.

Após o cancelamento da edição deste ano, a organização pediu imediatamente apoio financeiro ao cantão de Genebra para cobrir as perdas estimadas em 11 milhões de francos suíços (10 milhões de euros), e para preparar uma nova edição.

No início de junho, as autoridades de Genebra aprovaram um empréstimo de 16,8 milhões de francos suíços (15,7 milhões de euros).

No entanto, os promotores da feira decidiram recusar este empréstimo porque não conseguiriam cumprir o primeiro prazo de pagamento, em junho de 2021, já que o certame não terá lugar no próximo ano e dessa forma não seria possível gerar fundos adicionais.

Além disso, este empréstimo também estava sujeito à condição de a feira ser organizada em 2021, o que não irá acontecer.

O comunicado manifesta ainda a intenção da Fundação do Salão Automóvel Internacional, vender o certame à  Palexpo SA, entidade que explora o pavilhão onde se realiza o Salão, de forma a "encontrar uma solução que garanta a organização regular de um Salão Internacional do Automóvel em Genebra", acrescenta o comunicado.

 

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente