Novidades

Salão Automóvel de Genebra em risco de não regressar em 2021

Organização do evento recusou apoio financeiro condicionado das autoridades de Genebra
Texto
Salão de Genebra (FGIMS)
Salão de Genebra (FGIMS)

A edição de 2020 do Salão de Genebra, que deveria ter lugar no passado mês março, foi cancelada quatro dias antes do seu arranque, devido à pandemia de covid-19 e a edição do próximo ano pode não acontecer.

Tudo porque a Fundação do Salão Automóvel Internacional de Genebra (FGIMS) que organiza o evento, um dos mais importantes do setor automóvel, solicitou às autoridades do cantão de Genebra um apoio financeiro de 11 milhões de francos suíços, cerca de 10.370 milhões de euros, para recuperar das perdas e preparar o Salão Automóvel do próximo ano.

As autoridades de Genebra acederam ao pedido dos responsáveis pela organização do evento, com a condição de as futuras edições passarem a ser organizadas pela Palexpo, entidade que gere os pavilhões onde decorrer o certame.

A condição imposta não agradou à Fundação do Salão Automóvel Internacional de Genebra, que recusou o empréstimo. “As condições impostas contrariam os estatutos da Fundação criada há 100 anos. Por isso a organização do evento em 2021 é ainda muito incerta”, segundo adianta um comunicado emitido esta terça-feira pela entidade organizadora do Salão de Genebra.

A mesma nota adianta ainda que os principais expositores do Salão de Genebra têm incentivado “o planeamento da próxima edição do certame em 2022. Desta forma lamentamos recusar a proposta de empréstimo do cantão de Genebra”, concluiu a nota da FGIMS.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente