HabaNiro é o futuro elétrico autónomo da Kia

  • Redação Autoportal
Kia promete que o HabaNiro vem para ficar
Autonomia anunciada supera os 480 quilómetros

A Kia apresentou no Salão de Nova Iorque o HabaNiro, concept do que será o futuro veículo elétrico (EV) da marca sul-coreana com uma autonomia superior a 480 quilómetros.

Mas a autonomia deste EV da Kia não fica por aqui. O veículo de tração integral de quatro lugares com portas de borboleta terá uma capacidade de condução autónoma, mesmo que em “part-time”, de nível 5 – ou seja, total.

E a Kia promete que este não é o um protótipo para ficar na gaveta... Este crossover compacto nas definições do presente apresenta-se como um EV pronto para “tudo”.

Em destaque está o ‘head-up-display’ a toda a largura do para-brisas que pode ser controlado de forma tátil.

Quando o sistema de condução autónoma “parcial” de nível 5 é ativado, o volante e o painel de instrumentos retrai deixando mais espaço para os ocupantes com o infoentretenimento à disposição no ‘head up display’.

O Kia HabaNiro estará também dotado do já apresentado sistema de ‘condução adaptada às emoções em tempo real’ (READ) com a inteligência artificial (AI) a tomar conta do ambiente.

Mas é no sistema por deteção do olhar que a AI mostra um dos seus pontos fortes, quando o condutor move a cabeça em direção a um retrovisor interior que não existe e ‘o carro’ lhe projeta uma visão vídeo a 180º do que está atrás.

  • TEMAS:
  • Kia

  • HabaNiro

  • Salão Nova Iorque

Veja mais