Lamborghini Sián: o primeiro eletrificado é o mais potente de sempre

  • Redação Autoportal
  • 3 set 2019, 16:41

Modelo que aponta para o futuro da casa de Sant'Agata Bolognese está revelado

A Lamborghini revelou ‘online’ o seu primeiro carro de produção eletrificado. Mas esta não é a única novidade. O Lamborghini Sián é o mais potente carro alguma vez produzido pela casa de Sant’Agata Bolognese.

A base deste poder é o icónico motor de 6,5 litros V12 aspirado ao qual está agora associado um sistema semi-hibrido de 48 V que acrescenta 25 kW (34 cv) para uma potência combinada de 819 cv (602 kW) tendo uma relação de 1 cv/kg.

PUB

Com este coração, o Lamborghini ‘Relàmpago’ (significado de ‘Sián’ no dialeto bolonhês, para assinalar a estreia na eletrificação) acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 2.8s e ultrapassa os 350 km/h de velocidade máxima.

O sistema elétrico de 48 V é também ele inovador, pois a Lamborghini aplica um supercondensador na tecnologia de acumulação de energia em vez de uma bateria de iões de lítio. O supercondensador é três vezes mais potente do que uma bateria com o mesmo peso e é três vezes mais leve do que uma bateria com a mesma potência e os ganhso evidentes traduzem-se na acumulação da energia na aceleração instantânea e no sistema de travagem regenerativo.

PUB

Este modelo de design “visionário” cujo “futurismo” partiu do Countach combina as soluçôes aerodinâmicas, de arrefecimento e de materiais de baixo peso que a Lamborghini promete para os anos que aí vêm e cuja eletrificação agora começou.

O Sián terá uma produção de 63 unidades a assinalar a fundação da Automobili Lamborghini e todas já estão vendidas – com os donos a personalizarem o seu carro no Lamborghini Centro Stile. Poderá ser comtemplado no Salão de Frankfurt que abre ao público dia 12.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Na Lamborghini, a pintura do Urus é uma arte digital

Huracán Sterrato Concept é o Lamborghini off-road

Lamborghini Urus enfrenta as areias da Praia do Norte na Nazaré

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS