Lamborghini comemora os 41 anos do Jalpa apresentado em Genebra em 1981

  • Redação Autoportal
  • 1 mar, 11:15

Modelo ficou na história por ter sido o último desportivo da marca de Sant’Agata Bolgense a ser equipado com um motor V8

O Jalpa, muito provavelmente, não é dos primeiros modelos de que nos lembramos assim que falamos da Lamborghini. Mas este foi o modelo que ficou na história da marca de Sant’Agata Bolognese por ter sido o último dos GT da Lamborghini a ser equipado com um motor V8.

A sua carroçaria de dois lugares com motor central traseiro era uma evolução do Urraco, mas também do Silhouette, que apesar de ter sido produzido, não chegou a ser comercializado. E o motor V8 que equipava este Jalpa, era a versão mais desenvolvida desta configuração, que chegava agora aos 3,5 litros de capacidade.

PUB

Graças à presença de quatro carburadores duplos da Weber e uma compressão melhorada, o motor do Jalpa tinha uma potência máxima de 255 cavalos às 7.000 rpm e um binário acima dos 300 Nm, que lhe permitia alcançar uma velocidade máxima muito próxima dos 250 km/h.

Tal como é tradição nos modelos da Sant’Agata Bolognese, também o Jalpa foi batizado com o nome de uma raça de touros, os Jalpa Kandachia, mas, numa altura em que o Countach já estava a captar a grande maioria das atenções na marca italiana, acabaram por ser produzidas apenas 420 unidades do Lamborghini Jalpa, entre 1981 e 1987.

PUB

O protótipo do Jalpa apresentado no Salão de Genebra, no entanto, tem uma história engraçada. Uma vez que a Lamborghini não estava a conseguir comercializar o seu Silhouette, enviou todas as unidades de volta para a fábrica, com o objetivo de servir de base para o novo modelo. E no modelo apresentado no salão, nem sequer faltava o tom da carroçaria em bronze e outros detalhes estéticos que eram identificados do modelo de que derivava.

PUB

O Lamborghini Jalpa de produção, no entanto, distinguia-se pelos novos para-choques escuros e pelas especificas entradas de ar para o motor, mas também pelas jantes de liga leve de 16 polegadas, equipadas com pneus Pirelli P7 de baixo perfil, que foram diretamente herdadas no protótipo Athon, também desenhado por Bertone.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Novo Lamborghini Countach foi dar uma volta com os seus antecessores

Lamborghini tem um novo perfume com assinatura da Culti

Raro Lamborghini Gallardo Balboni muda de mãos pela quinta vez

Vendas da Lamborghini batem novo recorde

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS