Novidades

Formentor: o crossover coupé com 310 cv e exclusivo da Cupra

Novo modelo da Cupra vai contar com motorização híbrida plug-in
Texto

A Cupra desvendou esta segunda-feira o Formentor, o crossover coupé que é o primeiro automóvel desenvolvido exclusivamente pela marca de desportivos da Seat.

A carroçaria de dois tons evoca um robusto veículo todo-o-terreno, mas a técnica do design Cupra suaviza a silhueta do veículo.

Longe dos tradicionais traços firmes de um SUV, o Formentor funde os atributos de um todo-o-terreno com a essência compacta e desportiva de um hatchback, acrescentado do fator formato coupé.

O Cupra Formentor apresenta-se com 4,450mm de comprimento e 1,839mm de largura e 1,511mm de altura. A distância entre eixos é de 2,680mm, de forma a garantir espaço para os passageiros traseiros, enquanto a bagageira revela uma capacidade de 450 litros.

Por outro lado, a vertente desportiva surge representada pelo impacto visual que se destaca na secção traseira, enquanto, simultaneamente, o prolongado comprimento do capot acentua as proporções dinâmicas.

O Formentor apresenta jantes de 19”, montadas de série – também disponíveis em Cobreado – e a travões especiais Brembo de 18”.

O Cupra Formentor será lançado com dois grupos propulsores, com destaque para o bloco a gasolina 2.0 l TSI sobrealimentada com uma potência total de 310 cv (228kW) e 400Nm de binário, o topo de gama deste crossover coupé .

Este motor será acoplado à tecnologia 4Drive que supervisiona em permanência o comportamento do carro e do condutor de forma a entregar a potência exigida a cada roda no momento exato.

O Cupra Formentor conta ainda com uma motorização híbrida plug-in, com um bloco a gasolina 1.4 TSI de 150 cv (110kW), combinado com o motor elétrico de 115 cv (85kW) alimentado por um pack de baterias de iões de lítio com 13 kW, com uma autonomia de aproximadamente 50 km em modo exclusivamente elétrico.

Ambas as soluções motrizes recorrem à caixa de dupla embraiagem DSG, que garante trocas de relações mais rápidas e suaves.

A tecnologia shift-by-wire significa que o seletor da caixa de velocidades não está mecanicamente ligado à caixa de velocidades, usando, em vez disso, sinais eletrónicos para operar as trocas de velocidades na caixa.

No interior nada foi deixado ao acaso e o Formentor chega com luzes de boas-vindas projetadas no solo e materiais de elevada qualidade.

Os bancos do tipo bacquet, disponíveis tanto em Azul Petrol como em Preto em pele genuína permitem que condutor esteja sentado a um nível mais baixo, numa posição mais ergonómica e desportiva.

O tablier flutua numa linha contínua, com uma presença acentuada pela iluminação horizontal full-LED que cria uma luminosidade ambiente que abrange toda a secção dianteira e as portas.

O ecrã panorâmico de 12” com capacidades de navegação online está situado no topo do tablier, proporciona uma elevada conectividade para os passageiros, reduzindo o número de botões.

O sistema de infoentretenimento reduz o número de botões físicos e integra controlos de voz e de gestos. O sistema combina o recurso Full Link compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto.

Os passageiros também podem ligar os seus dispositivos através da ligação USB ou Bluetooth para aceder às apps em ecossistema.

O cockpit digital exibe todas as informações necessárias ao olhar do condutor, enquanto o novo volante que integra o botão de arranque do motor e o seletor de modos de condução Cupra.

A marca já fez saber que as primeiras entregas do novo Formentor vão acontecer no último trimestre de 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade