Saiba o que mudou no mundo automóvel nas últimas décadas

  • Redação Autoportal
VÍDEO: A revolução da indústria automóvel

Indústria automóvel passou por uma evolução vertiginosa nos últimos 50 anos

O mundo automóvel passou por uma evolução vertiginosa nas últimas décadas, desde o design até a exportação e produção. O mesmo número de carros que antes demoravam um dia inteiro a produzir, fazem-se agora em apenas 3 minutos

Um centro de design e desenvolvimento hoje em dia não se assemelha aos dos anos 60 e 70. As bússolas, as borrachas e as mesas longas com planos infinitos deram lugar a tablets, óculos de realidade virtual e telas flutuantes.

Na Seat em 1950 a sua primeira fábrica na Zona Franca, 5 carros eram produzidos num dia inteiro. Atualmente, mais de 2.300 carros saem da fábrica de Martorell por dia. Por outras palavras, hoje são produzidos em 3 minutos os mesmos carros que eram produzidos antes, num dia inteiro.

Para isso contribuiu a passagem de uma produção manual para uma produção realizada por mais  de 2.000 robô que coexistem diariamente com os mais de 7.000 empregados da fábrica de Martorell.

As condições de trabalho também evoluíram e hoje, as plataformas estão preparadas para manter uma temperatura constante, e têm os últimos avanços em ergonomia para evitar lesões dos funcionários, bem longe das condições de trabalho dos anos 60 ou 70, sem ar condicionado, a baixas temperaturas no inverno e perto dos 40 graus no verão. Eram assim as condições de trabalho numa fábrica há meio século.  

Em 1965 a exportação de carros era uma quimera para a Seat. De forma simbólica, vários aviões foram carregados com modelos da marca destinados à Colômbia. Foi apenas em 1983 que as exportações se tornaram mais consistentes, com a comercialização do Ronda nos Países Baixos. Em 2018, a Seat exportou 80% dos 474.300 carros fabricados em Martorell. Se fossem alinhados em fila, ligariam Barcelona a Sydney.

 As vendas de automóveis também evoluíram. Antes, os concessionários eram o único ponto de contacto com as marcas. Hoje, 71% dos compradores consultam fontes de informação online antes de visitarem um ponto de venda. Mas há mais. Em meados dos anos 60, o tempo de espera para comprar um Seat 600 era de 2 anos. Atualmente, um veículo pode ser adquirido em apenas 10 minutos com 5 cliques, como no caso do projeto de compra online que a Seat implementou na Noruega.

Seat mostra como mudou o mundo automóvel
  • TEMAS:
  • Seat

  • Industria Automóvel

  • Martorell

Veja mais