Seat Leon passa a contar com versão a gás natural

  • Redação Autoportal
  • 10 fev, 16:33
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Seat Leon a gás natural

Novo Leon conta com três depósitos de gás natural comprimido que permitem uma autonomia até 440 km

A Seat revelou que iniciou esta semana a produção do novo Leon a gás natural comprimido (TGI), alargando assim a gama deste modelo.

O novo Seat Leon está equipado com o motor de quatro cilindros 1.5 TGI, capaz de desenvolver 130 cv (96kW) de potência e 200 Nm de binário máximo, e alcançar uma velocidade máxima de 203 km/h.

O compacto Leon integra três depósitos de GNC com uma capacidade total líquida de 17.3kg, correspondendo a um alcance até 440 km sem necessidade de reabastecimento. E mesmo que o pior aconteça, e se gastem os depósitos de gás natural até ao fim, o sistema muda automaticamente para a alimentação a gasolina, que conta com um deposito adicional de 9 litros, assegurando a viagem até ao posto de abastecimento mais próximo.

A Seat revelou que esta nova versão do Leon tem um consumo de combustível de 3.9 kg a 4.3 kg de gás natural a cada 100 quilómetros, com somente 107 a 118 g/km de emissões de CO2 em ciclo WLTP.

O novo motor 1.5 TGI montado no Leon recorre ao inovador ciclo de combustão Miller com elevada taxa de compressão de 12.5, de forma a melhorar a eficiência e a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

De acordo com a Seat, um veículo a GNC reduz as emissões de CO2 em 25% comparativamente a uma versão a gasolina equivalente. Em termos ecológicos e de benefícios fiscais, a tecnologia de gás natural proporciona uma redução do custo por quilómetro, até 50% abaixo dos valores de um modelo a gasolina equivalente e 30% inferior aos de um diesel.

O novo Leon TGI vai chegar ao mercado nacional com os níveis de equipamento Style e FR, que, especificamente nesta versão a gás natural, receberão, ambas, de série, o Seat Digital Cockpit, uma estreia na gama do Leon TGI.

Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, o novo Leon 1.5 TGI 130 cv DSG entrou agora em produção. Nas próximas semanas, ficará disponível para alguns mercados a versão com caixa manual, e entrará também em produção a variante com carroçaria Sportstourer.

RELACIONADOS

Scooter elétrica da Seat chega em 2021 e já tem preços

800 horas às escuras: luzes do novo Seat Leon têm a marca do Alqueva

Seat usa arroz para produzir peças para automóveis

Seat dá novo motor 1.5 com caixa automática ao Arona

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS