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Conheça as 10 inovações mais relevantes do novo Mercedes Classe S

  • Redação Autoportal
Sétima geração do modelo topo de gama da marca germânica está recheada de tecnologia

A Mercedes revelou recentemente a nova geração do Classe S, a limousine topo de gama da marca alemã que chega dotada de muita tecnologia e mais confortável do que nunca, prometendo redefinir o segmento de luxo com as suas inúmeras inovações.

A marca germânica já fez saber que este novo Mercedes Classe S pode ser experimentado com todos os sentidos – visão, tato, audição e olfato – oferecendo ao mesmo tempo várias inovações nas áreas da assistência à condução, proteção e interação.

A Mercedes revelou ainda que está a moldar a futura geração da mobilidade individual com inovações orientadas para as pessoas e por isso o novo Classe S utiliza sistemas digitais que respondem empaticamente às necessidades e pretensões dos seus condutores e passageiros.

Fique a conhecer as dez inovações mais importantes do novo modelo de luxo da Mercedes.

1. A segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) será lançada no novo Classe S. Outra característica marcante na qualidade de interface entre o condutor, passageiros e o veículo é o facto de estarem disponíveis até cinco ecrãs no interior do veículo, alguns dos quais com tecnologia OLED.

Com o simples pressionar de um botão, o novo ecrã 3D do condutor permite pela primeira vez a perceção espacial com um real efeito 3D graças ao sistema de seguimento ocular. Uma característica igualmente impressionante é o ecrã head-up de grandes dimensões com realidade aumentada. Durante a navegação, por exemplo, as setas de bifurcação animadas são virtual e precisamente projetadas na faixa de rodagem.

2. Utilizando sensores no interior da viatura e algoritmos de aprendizagem, o assistente Interior MBUX reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes. Isto é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. Por exemplo, se o condutor virar a cabeça para o lado do vidro traseiro, o assistente Interior abre automaticamente a cortina de proteção solar.

3. A iluminação ambiente ativa com cerca de 250 LEDs está agora integrada nos sistemas de assistência à condução e pode reforçar visualmente os avisos fornecidos pelos sistemas. Além disso, por exemplo, pode responder aos ocupantes quando operam o sistema de ar condicionado ou o assistente de voz “Olá Mercedes”.

4. A última geração do Pack Driving Assistance integra novas e inúmeras funções aperfeiçoadas como, por exemplo, o cumprimento dos limites de velocidade. O novo ecrã de assistência no monitor do condutor apresenta claramente o princípio de funcionamento dos sistemas de assistência à condução numa vista de ecrã total.

5. Na eventualidade de uma severa colisão frontal, o airbag traseiro (equipamento opcional do Classe S versão longa) pode reduzir significativamente as cargas que atuam na cabeça e no pescoço dos ocupantes dos bancos laterais traseiros com os cintos de segurança colocados. O airbag frontal do banco traseiro é acionado de forma particularmente suave graças à sua inovadora construção, constituída por uma estrutura tubular.

6. Graças ao opcional eixo traseiro direcional, o Classe S é tão manobrável quanto um modelo compacto em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até dez graus. Mesmo no Classe S versão longa e com tração integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um valor inferior a 10.9 metros.

7. Mais de 50 módulos de controlo eletrónicos no novo Classe S podem ser atualizados com novo software através de uma comunicação sem-fios. Estes incluem todo o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o ecrã do condutor, os sistemas de assistência à condução e os sistemas de iluminação Multibeam LED e Digital Light. Esta tecnologia permite ao condutor poupar tempo pois não necessita de visitar uma oficina para esta finalidade. Além disso, o veículo mantém-se atualizado ao longo do seu ciclo de vida e é equipado com novas funcionalidades. Para receber as atualizações através de uma comunicação sem-fios, o utilizador deverá consentir explicitamente tais atualizações.

8. Na eventualidade de uma iminente colisão lateral com outra viatura, a carroçaria do veículo pode ser elevada pela suspensão opcional E-Active Body Control  em apenas alguns décimos de segundo. Esta é uma nova função do sistema Pre-Safe Impulse Side: pode reduzir as cargas que atuam nos ocupantes pois direciona as forças do impacto para os componentes estruturais particularmente resistentes na secção inferior do veículo.

9. Prevê-se que a partir do segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo autónomo condicionado com o novo Drive Pilot (equipamento opcional), em situações onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada na Alemanha. Ao reduzir o esforço do condutor, este sistema permite que sejam realizadas outras atividades durante as viagens como, por exemplo, navegar na internet ou tratar de emails no In-Car Office.

10. A tecnologia de iluminação dos faróis Digital Light (equipamento opcional) permite utilizar funções totalmente novas, por exemplo, a projeção de marcas auxiliares ou sinais de aviso na estrada em frente ao veículo. Em cada farol, o sistema Digital Light integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões micro espelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis.

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