Novidades

Mercedes Classe S chega mais confortável do que nunca e com muita tecnologia

Marca germânica apresentou a sétima geração do seu modelo topo de gama
Texto

A Mercedes apresentou o luxuoso Classe S, a limousine topo de gama da marca germânica que chega dotada de muita tecnologia e mais confortável do que nunca, prometendo redefinir o segmento de luxo com as suas inúmeras inovações.

O design exterior do novo Classe S apresenta uma aparência elegante e uma imagem segura. A maioria dos detalhes são partilhados com outros modelos da marca.

Contudo, o novo Classe S apresenta uma curta projeção dianteira, uma longa distância entre eixos e uma projeção traseira equilibrada, revelando que foi concebido como uma limousine clássica com proporções perfeitas.

A elevada largura dos eixos e as rodas instaladas à face com design moderno conferem ao veículo um visual musculado e as superfícies arredondadas com um visual escultural que criam efeitos de luz especiais.

Os faróis caracterizam a aparência da secção dianteira do modelo. Integram a assinatura luminosa das luzes diurnas de três pontos, que é uma característica do Classe S, mas no novo modelo são mais planas e ligeiramente mais pequenas.

Os manípulos das portas instalados à face (equipamento opcional) são um desenvolvimento totalmente novo. São eletricamente extensíveis quando o condutor se aproxima do veículo, ou a superfície exterior dos manípulos das portas é suavizada. O acesso sem-chave é fornecido pelo sistema Keyless-Go.

Graças às características interiores precisamente desenhadas e rigorosamente detalhadas e a certas funções animadas, as luzes traseiras contribuem para a perceção de elevada qualidade e tornam o novo Classe S inconfundível quer quando observado durante o dia quer durante a noite.

A sétima geração do Classe S é ligeiramente maior que o modelo desde logo na versão standard apresentando também uma versão mais longa

A dimensão do novo Classe S não é problema já que a nova limousine da Mercedes está dotada de um sistema de quatro rodas direcionais, com um elevado ângulo direcional das rodas do eixo traseiro.

Um motor elétrico aciona um veio no eixo traseiro através de uma correia de transmissão. Isto permite efetuar ajustes axiais ao veio.

Em função da velocidade e do ângulo da direção, as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo sentido das rodas dianteiras ou para o sentido oposto às mesmas.

Por outras palavras, este sistema produz uma maior agilidade e um menor diâmetro de viragem ao direcionar as rodas no sentido oposto, e uma maior estabilidade ao direcionar as rodas para o mesmo sentido das rodas dianteiras.

No Classe S, o ângulo máximo da direção de dez graus é especialmente utilizado durante as manobras de estacionamento.

No interior a Mercedes dotou a sétima geração do seu conhecido modelo, de elevada elegância e alta qualidade, onde se destacam os cinco ecrãs que equipam este carro, o mais atraente deles, o ecrã central de infoentretenimento, apoiado no painel.

O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas apresenta a função 3D como opcional e o ecrã central de infoentretenimento de 11,9 polegadas incorpora as funções de climatização.

Por cima deste elegante ecrã central estão localizadas quatro saídas de ar, que são complementadas por duas outras colocadas verticalmente.

Existem 27 controlos analógicos, com destaque para os controlos de voz e de gestos através do sistema operacional MBUX. Um novo head-up display avançado com realidade aumentada e uma área de exibição supostamente equivalente a um monitor de 77 polegadas está disponível como opção, assim como um novo sistema de som Burmester 4D com 30 colunas de 1750 W com subwoofers nas costas dos bancos dianteiros.

O Classe S está dotado de bancos em couro acolchoado e perfurado com encostos de cabeça redesenhados e com aquecimento ao nível do pescoço.

Ainda na frente, destaque para a função de ajuste automático do banco do condutor, que ao inserir a sua altura, tem o sistema MBUX a ajustar automaticamente banco, volante e retrovisores.

O assistente de voz ‘Olá Mercedes’ tem agora capacidades de aprendizagem e de diálogo ainda mais elevadas através da ativação dos serviços online na Mercedes me App. Adicionalmente, certas ações, como o atendimento de uma chamada telefónica, podem ser realizadas mesmo sem a palavra-chave de ativação ‘Olá Mercedes’.

Utilizando câmaras interiores e algoritmos de aprendizagem, o MBUX Interior Assist reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes. Isto é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo.

Os passageiros dos bancos traseiros, contam com dois ecrãs touchscreen de 11,6 polegadas localizados na parte de trás dos bancos dianteiros, que utilizam igualmente o sistema MBUX. Para além disso está disponível um tablet de controlo que pode ser utilizado dentro e fora do novo Classe S.

Os bancos de trás, que podem ser dois ou três, dispõem ainda de função reclinável, apoio de braço central rebatível ou consola central 'business'.

Ao nível da segurança, destaque para a estreia um de airbag para os passageiros dos bancos traseiros.

Trata-se de um airbag para situações de colisões frontais severas e está instalado nos encostos dos bancos dianteiros e estende os sistemas de proteção aos dois passageiros nos bancos laterais traseiros.

O habitáculo conta com várias inserções em madeira e alumínio, criando uma atmosfera luxuosa, enquanto a iluminação ambiente é alimentada por 250 díodos distribuídos por todo o interior e que pode ficar até dez vezes mais brilhante.

A iluminação interior funciona em conjunto com os sistemas de ajuda à condução e por isso, quando um veículo está localizado no ângulo morto do novo Classe S, as cores da luz ambiente mudam, dependendo do programa selecionado no ‘Energizing Comfort Control’, ou alertar sobre uma colisão iminente com uma animação de luz vermelha.

Para além disso o novo Classe S conta com um sistema de filtragem de ar denominado ‘Energizing Air Control’, que permite filtrar a poeira fina, pólen e odores. Para além disso, o novo Classe S conta ainda com um pack ‘Air-Balance’ com difusor que oferece duas fragrâncias especiais.

No novo Classe S, a Mercedes-Benz deu mais um passo rumo à sua visão de uma condução sem acidentes. O condutor é assistido através de inúmeros ou alargados sistemas de assistência à condução. Sofre, portanto, um menor cansaço em situações de condução do dia-a-dia e pode desfrutar de uma condução mais confortável e segura.

Em situações de perigo, os sistemas de assistência podem responder perante colisões iminentes se a situação o exigir. O princípio de funcionamento dos sistemas é apresentado através de um novo conceito de indicação no ecrã do condutor.

Graças à melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo, os sistemas de estacionamento fornecem ao condutor uma ainda melhor assistência aquando das manobras a baixa velocidade.

No que toca à cadeia cinemática, o novo Classe S vai contar com motores a gasolina e Diesel de seis cilindros em linha disponíveis em vários níveis de potência.

Após o lançamento do modelo vai estar disponível um bloco V8 com motor de arranque/alternador integrado (ISG) e sistema elétrico de bordo de 48 V.

Para mais tarde fica a versão híbrida plug-in com uma autonomia em modo elétrico de cerca de 100 km.

O novo Classe S pode ser encomendado ainda este mês de setembro e vai estar disponível nos concessionários em dezembro de 2020. O lançamento de mercado nos EUA e na China vai ter lugar em fevereiro de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente