A BMW apresentou esta quarta-feira na Coreia do Sul o novo Série 5 que chega com um conjunto de novas atualizações em que se destaca duas novas versões híbridas plug-in.
Dando continuidade a sua estratégia de eletrificação, a BMW adaptou o seu sistema ‘mild hybrid’ a todos os modelos a gasolina e diesel com um motor de quatro ou seis cilindros com um sistema elétrico de 48 V e uma segunda bateria, que permite um ganho de potência, para além de melhorar os consumos de combustível.
A nova tecnologia híbrida plug-in vai estar com as versões BMW 530e xDrive, BMW 530e Touring e BMW 530e xDrive Touring. Essas versões combinam um motor a gasolina com 184 cv de potência e uma unidade elétrica de 80 kW (109 cv), para uma potência combinada de 292 cv e 420 Nm de binário máximo.
Segundo a BMW a autonomia em modo elétrico situa-se entre os 53 e os 62 quilómetros e a velocidade máxima de 140 km/h.
A linha PHEV conta ainda com o BMW 545e xDrive, um híbrido plug-in com um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros, combinado com o mesmo motor elétrico de 80 kW.
A potência combinada é de 394 cv para um binário de 600 Nm, o suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada de 250 km/h.
Em modo elétrico esta versão tem uma autonomia entre os 54 e os 57 km e alcança uma velocidade máxima de 140 km/h.
Já as restantes motorizações com potências entre 184 cv e os 340 cv, sejam elas a gasolina ou a gasóleo, de quatro ou seis cilindros, estão associadas à tecnologia ‘mild hybrid’, com um sistema elétrico de 48 V e uma segunda bateria, que permite um ganho de potência de 11 cv.
Por seu lado o topo de gama desta nova Série 5 é o BMW M550i xDrive, que conta com um bloco térmico a gasolina V8 biturbo de 4.4 litros, 530 cv de potência e um binário de 750 Nm. Esta é a única versão, juntamente com o modelo PHEV, que não conta com o sistema ´mild hybrid’.
Em matéria de design, o novo BMW Série 5 chega com alterações ao nível da sua grelha frontal, com o tradicional rim a surgir mais largo.
As alterações passaram igualmente por um novo desenho do para-choques, pela assinatura ótica que conta com luzes diurnas em forma de L e faróis de LED de série, apesar de em opção poder contar com os faróis Matrix LED ou Laserlight.
Na traseira destaque para o para-choques que foi igualmente redesenhado e que segundo a BMW aumento o comprimento da versão sedan em 27 mm e da carrinha em 21 mm, desta forma, os dois modelos têm agora 4.963 mm de comprimento.
Para além disso, todas as versões do novo Série 5 contam com duas saídas de escape com a forma trapezoidal.
Já o interior do novo Série 5 conta com o mais recente sistema de infoentretenimento iDrive da BMW, que está dotado de um ecrã de 10,3 polegadas de série, ou em opção um de 12,3 polegadas.
Para além disso incorpora o sistema operacional BMW Operating System 7, que inclui, por exemplo, o assistente pessoal inteligente, permite receber autualizações de forma remota ou desfrutar da compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
A BMW fez saber que vai começar a comercializar o novo BMW Série 5 já a partir do próximo mês de julho.