Novidades

Audi inova toda a tecnologia de iluminação do modelo A8

Digitalização das luzes permite projeção de informação na estrada, garantindo maior segurança durante a condução
Texto
Audi A8 com nova tecnologia de luzes
Audi A8 com nova tecnologia de luzes

No mundo da mobilidade, a luz tem um papel fundamental para garantir a segurança de todos. Estradas bem iluminadas facilitam travessias e permitem que se identifique com mais facilidade possíveis obstáculos. E, mesmo quando as vias não têm luz, os faróis dos automóveis são essenciais em qualquer viagem, de noite ou no lusco-fusco, com chuva ou nevoeiro.

Não é de estranhar, por isso, que a Audi tenha desenvolvido nova tecnologia para os faróis dos seus veículos, apostando na digitalização da iluminação. O primeiro veículo do fabricante a ter luzes totalmente digitais é o novo A8.

Com faróis dianteiros Digital Matrix LED, que utilizam uma tecnologia de espelhos e um chip para determinar o que acontece à luz, e com faróis traseiros digitais OLED, esta nova tecnologia que surge no Audi 8 garante não só a segurança, como também uma melhor comunicação externa com o condutor e outros utilizadores da estrada.

Graças ao sistema de espelhos presente nas luzes da frente que tem um comportamento semelhante ao dos projetores, o Audi A8 é capaz de manipular a luz, criando novas funções.

A iluminação digital passa a ter uma luz que marca visualmente o espaço da faixa de rodagem, assim como umas setas que ficam no meio e que ajudam o condutor a focar-se na condução e a permanecer no centro. A luz que demarca a faixa de rodagem segue-se pelas marcações de estrada. Por isso, quando, em caso de obras as vias, são encurtadas, a luz acompanha a nova largura disponível para a circulação.

A Audi também apresenta novos indicadores de mudança de direção. Quando os piscas são ativados, os faróis Digital Matrix LED criam uma área dinâmica, um retângulo com luz intermitente do lado para onde se vai virar.

A marca alemã já disponibilizava avisos no painel de instrumentos sobre possíveis acidentes ou avarias, graças a dados fornecidos por mapas. Agora a informação passa para a estrada e, quando há dados sobre uma possível obstrução na via, um triângulo com um ponto de exclamação é projetado no asfalto para que o condutor não desvie os olhos.

Graças ao assistente de visão noturna, quando o veículo identificar um peão na estrada, a luz destaca a pessoa com iluminação direcionada.

Os faróis traseiros também trazem novidades. A partir de agora, quem adquirir o Audi A8 poderá escolher o design de luzes traseiras, algo que só é possível graças à utilização de OLED. Foi também instalado um sensor de proximidade que acende os faróis quando o veículo está estacionado e outro automóvel, scooter ou bicicleta se aproximam.

O futuro das luzes da Audi

A digitalização das luzes traz uma maior segurança para os modelos Audi. Mas não é só neste campo que a nova tecnologia pode ser interessante. No concept car Audi A6 e-tron, os faróis Digital Matriz LED foram pensados para mais do que para a estrada. Foram imaginados para gamification com base na luz.

Desta forma, a proposta do fabricante alemão para o futuro é transformar o veículo num verdadeiro projetor que projeta videojogos no chão ou numa parede enquanto o utilizador joga num dispositivo móvel conectado ao automóvel.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal