Novidades

Campanha “Cinto-me vivo”: Operação de fiscalização na estrada até dia 29 de junho

Saiba os locais onde se irão realizar operações de sensibilização e fiscalização conjuntas da ANSR, GNR e PSP no âmbito desta campanha de segurança
Texto
GNR (Lusa)
GNR (Lusa)

Está a decorrer até ao dia 29 de junho, a campanha “Cinto-me vivo” que tem como objetivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para a importância de utilizarem sempre os dispositivos de segurança.

Em comunicado a GNR refere que na última campanha sobre este tema, efetuada de 8 a 14 de setembro de 2020 as forças de segurança fiscalizaram 41.150 veículos tendo registado:

"1.180 infrações relativas à não utilização dos dispositivos de segurança, o que correspondeu a uma taxa de infração de 2,87%, numa média de 169 infrações por dia."

 

Deve apertar sempre o cinto de segurança antes de iniciar a marcha

Estudos científicos, citados pela Guarda Nacional Republicana, demonstram que numa colisão a 50 km/h, uma pessoa sem cinto é projetada exercendo uma força de duas toneladas, podendo causar trauma grave nos ocupantes do veículo, em particular os da frente.

Numa colisão frontal à mesma velocidade, uma criança pode sofrer lesões equivalentes a uma queda de um terceiro andar. Está igualmente comprovado que o uso do capacete devidamente apertado e ajustado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.

O capacete devidamente apertado reduz em 40% o risco de morte

A campanha “Cinto-me vivo” irá contar com ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP.

Estas ações terão especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que tange à utilização de dispositivos de segurança, designadamente cinto de segurança, sistemas de retenção de crianças e capacete.

Descubra aqui os locais onde irão ser realizadas ações específicas no âmbito desta campanha

Dia 23 de junho, às 9h00 Rua António Maria Jalles – Alenquer
Dia 24 de junho, às 9h00 Rotunda da Cadeia (interceção Av. Dr. Gordinho Moreira c/ Av. Calouste Gulbenkian, Faro
Dia 25 de junho, às 9h00 EN260, Km 0, Rotunda da Força Aérea, Beja
Dia 28 de junho, às 9h00 Rua Vitorino Fróis, Caldas da Rainha
Dia 29 de junho, às 9h00 Variante de Almeirim, Santarém

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que os utilizem de forma correta

  • Utilize sempre uma cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, devidamente instalada
  • Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância
  • Use o capacete de modelo aprovado devidamente ajustado e apertado

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias