Descubra a investigação que pretende antecipar situações de perigo na estrada

  • Redação Autoportal
  • 5 jul, 07:47
Here Techologies, Porsche e Vodafone em projeto de investigação
Here Techologies, Porsche e Vodafone em projeto de investigação

A elevada velocidade de transferência de dados poderá ser de extrema importância na avaliação de situações irregulares no trânsito

A Here Technologies, em parceria com a Vodafone e a Porsche estão a testar um sistema de avaliação e reconhecimento de situações irregulares no trânsito. O objetivo foca-se na segurança e na possibilidade de informar outros condutores destas mesmas situações, a tempo de poderem evitar diversos acidentes e de salvar vidas.

Usando as redes 5G e a sua elevada velocidade de transferência de dados, mas também a tecnologia MEC (Multi-access Edge Computing), será possível processar uma enorme quantidade de dados localmente.

PUB

Desta forma pretende-se colocar os próprios automóveis a informar outros automóveis de diversas situações consideradas irregulares, em tempo real, e de forma que os seus condutores possam reagir atempadamente a situações de que ainda nem sequer se tinham apercebido.

A grande maioria dos automóveis em que já circulamos estão equipados com diversos sensores e camaras, bem como radares de distância e outros instrumentos, além de sistemas de processamento bastante avançados, que podem ser utilizados para captar inúmeras situações irregulares.

PUB

E é aqui que entra a Here Technologies, que se encontra a desenvolver uma ferramenta de programação que, com toda esta informação e com a ajuda de Inteligência Artificial, consegue ler situações atípicas e transmiti-las para os automóveis de condutores que estejam a viajar nessa mesma direção.

Como exemplos práticos, podemos imaginar uma situação de acidente com bloqueio de trânsito, que poderá ser evitada apenas com um desvio de rota no sistema de navegação.

PUB

Este é um tipo de sistema que ainda se encontra em desenvolvimento, mas poderá mesmo usar o GPS e um sistema de triangulação em conjunto com mapas de alta-definição para o informar a tempo de fazer uma travagem e evitar o peão que vem a correr na sua direção, mesmo antes de o ver, por estar tapado com outro carro.

No Vodafone 5G Mobility Lab em Aldenhoven já estão a ser testadas diversas situações e cenários de probabilidade em situações reais do dia-a-dia, com o objetivo de testar a viabilidade de começar a integrar estas situações nos sistemas de segurança integrados nos automóveis atuais e nos que chegarão ao mercado num futuro próximo.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Condução noturna em segurança com faróis de tecnologia preditiva da Ford

Condução noturna em segurança com faróis de tecnologia preditiva da Ford

Cupra e Sequal juntam-se por um futuro mais sustentável no elétrico Born

Volvo reforça parceria com Nvidia para a condução autónoma

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS