Skoda Fabia e Enyaq iV foram os melhores das suas categorias nos testes Euro NCAP

  • 25 jan, 16:00
Skoda Enyaq iV - testes Euro NCAP
Skoda Enyaq iV - testes Euro NCAP

Marca checa alcança classificação máxima de 5 estrelas em todos os 14 modelos submetidos aos testes desde 2008

No início de cada ano, a Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros) costuma divulgar a lista de modelos com os melhores resultados em cada categoria. E este ano, há dois Škoda a conquistar esta distinção, a nova geração do Fabia e o primeiro modelo totalmente elétrico da marca: o Enyaq iV.

Tal como é referido pela própria marca, a Skoda alcança assim a classificação máxima de cinco estrelas em todos os 14 modelos submetidos aos testes da Euro NCAP desde o ano 2008. E agora o ritmo parece manter-se e evidenciar-se, uma vez que os dois modelos da marca que passaram por este programa no ano anterior foram mesmo escolhidos como os melhores de cada uma das suas categorias.

PUB

Ou seja, o Skoda Enyaq iV na classe dos SUV e o Skoda Fabia na classe dos carros compactos – e, no caso deste último, é a segunda vez que este feito é alcançado, depois de o modelo de 2008 também ter sido escolhido como o melhor dos compactos.

Skoda Fabia

Com a utilização da nova plataforma MQB-A0 do Grupo Vokswagen, o patamar de segurança da nova geração do Fabia ficou bem mais elevado graças à introdução de sete novos sistemas de assistência. O novo Fabia obteve 78% da pontuação máxima.

PUB

Quanto ao Enyaq iV, o primeiro modelo da Skoda que já inclui a plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen, a pontuação geral obtida foi de 86%, mas, no que diz respeito à proteção dos ocupantes, os valores finais chegaram aos 94% no caso da proteção de adultos e aos 89% na proteção das crianças – o que constitui um novo recorde nos testes do Euro NCAP.

PUB

Este programa de testes tem vindo a ser melhorado e os testes são cada vez mais rigorosos. Depois da última atualização em 2020, os planos para 2022 também já vão incluir alguns ajustes.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Skoda revela como vai ser o Enyaq Coupé iV

Skoda mostra os primeiros esboços da nova geração do Karoq

Alunos da Skoda transformam um Kamiq num modelo de competição

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS