Novidades

Skoda Fabia e Enyaq iV foram os melhores das suas categorias nos testes Euro NCAP

Marca checa alcança classificação máxima de 5 estrelas em todos os 14 modelos submetidos aos testes desde 2008
Texto
Skoda Enyaq iV - testes Euro NCAP
Skoda Enyaq iV - testes Euro NCAP

No início de cada ano, a Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros) costuma divulgar a lista de modelos com os melhores resultados em cada categoria. E este ano, há dois Škoda a conquistar esta distinção, a nova geração do Fabia e o primeiro modelo totalmente elétrico da marca: o Enyaq iV.

Tal como é referido pela própria marca, a Skoda alcança assim a classificação máxima de cinco estrelas em todos os 14 modelos submetidos aos testes da Euro NCAP desde o ano 2008. E agora o ritmo parece manter-se e evidenciar-se, uma vez que os dois modelos da marca que passaram por este programa no ano anterior foram mesmo escolhidos como os melhores de cada uma das suas categorias.

Ou seja, o Skoda Enyaq iV na classe dos SUV e o Skoda Fabia na classe dos carros compactos – e, no caso deste último, é a segunda vez que este feito é alcançado, depois de o modelo de 2008 também ter sido escolhido como o melhor dos compactos.

Skoda Fabia

Com a utilização da nova plataforma MQB-A0 do Grupo Vokswagen, o patamar de segurança da nova geração do Fabia ficou bem mais elevado graças à introdução de sete novos sistemas de assistência. O novo Fabia obteve 78% da pontuação máxima.

Quanto ao Enyaq iV, o primeiro modelo da Skoda que já inclui a plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen, a pontuação geral obtida foi de 86%, mas, no que diz respeito à proteção dos ocupantes, os valores finais chegaram aos 94% no caso da proteção de adultos e aos 89% na proteção das crianças – o que constitui um novo recorde nos testes do Euro NCAP.

Este programa de testes tem vindo a ser melhorado e os testes são cada vez mais rigorosos. Depois da última atualização em 2020, os planos para 2022 também já vão incluir alguns ajustes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos